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Vinícola desenvolve vinho oficial da Copa

Arquivo Geral

28/03/2014 8h00

Com pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo de 2014, o País está voltado para o grande evento. O clima do Mundial, inclusive, invadiu até a gastronomia brasileira, com a criação do vinho oficial da Copa, o gaúcho Faces, desenvolvido pela vinícola Lidio Carraro, que tem sede em Bento Gonçalves (RS).

A expectativa, no entanto, é que o sucesso da bebida durante o evento se prolongue no mercado após as partidas, afirma o diretor comercial da vinícola Juliano Carraro. Ainda segundo ele, o produto continuará circulando pelo valor de R$ 39 e tem a intenção de se tornar um símbolo do vinho brasileiro. “O Faces tem a cara do Brasil e, sem dúvida, irá permanecer no mercado com força pela qualidade que apresenta. A marca Faces é uma nova linha da Lidio Carraro, o que vai sair depois da Copa é apenas a marca da Fifa”, informa Juliano. 

Por falar em vinho brasileiro, a enóloga da Lidio Carraro Monica Rossetti acrescenta que a criação da bebida foi inspirada no que o Brasil representa para o mundo. E isso em todas as versões oferecidas: branco, tinto e rosé. “Alegria, juventude, vibração e positivismo é o que tentei trazer de características dos brasileiros para o vinho. Queria algo que traduzisse estes atributos no aroma e no gosto, além de lembrar a alma do País durante a degustação”, conta.

Dessa forma, Monica diz que conseguiu criar um produto que une qualidade, brasilidade e custo-benefício favorável. De acordo com ela, para compor o Faces branco foram utilizadas as uvas Chardonnay, Moscato e Riesling Itálico, muito cultivadas no Rio Grande do Sul. “O aroma jovem e intenso é marcante no Faces branco. As primeiras notas sentidas são da Moscato, ou seja, rosas brancas, frutas cítricas e frutas exóticas. Notas de flor de tília e pêssego maduro também completam a bebida. Além disso, a uva Riesling Itálico contribui com uma nota delicada de flores brancas. Já a Chardonnay ressalta as notas frutadas”, explica.

Ainda segundo a enóloga, as uvas Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional foram as responsáveis pela criação do rosé. Para ela, a Pinot Noir imprime ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e pomelo. Já o aroma de framboesa e morango são da Merlot e a nota floral de rosas e espécies orientais da uva Touriga, assegura Monica. Assim, o Faces tinto chega como uma homenagem a umas das maiores paixões nacionais: o futebol. A bebida é representada por 11 uvas para lembrar a mesma quantidade de jogadores em campo. 

Gastronômade

Na 21ª edição do Gastronômade, evento que acontece em anos de Copa do Mundo, o Faces terá a oportunidade de se apresentar. Preparado pelo chef Agenor Maia, o almoço tem como objetivo reunir grandes apreciadores da gastronomia em longas mesas coletivas.

Gastronômade, amanhã às 13h.
Endereço:  Fazenda Velha – DF 330, quinhão 8, Núcleo Rural Capão da Erva – Brasília – DF
Valores:  R$ 285 
www.gastronomadebrasil.com

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