Menu
Viva

VER[A]CIDADE, exposição de intervenções organizada por alunos de Museologia da UnB

Arquivo Geral

09/06/2014 11h00

Alunos do curso de Museologia da UnB abrem nesta segunda-feira (9),na Galeria da FAU-UnB, a exposição VER[A]CIDADE,  sobre a ocupação poética de Brasília por meio de intervenções urbanas. Participam 15 renomados artistas locais como Criolina, Coletivo Transverso, Corpos Informáticos, Andaime Grupo de Teatro, Mapa Gentil, entre outros.

Haverá painéis de grafites, stickers, lambe-lambes, instalações, placas, além de registros em fotos e vídeos. Objetos tridimensionais também integram o acervo, como uma Kombi utilizada nas performances do grupo Corpos Informáticos e o Aparelinho, carrinho empurrado pelos DJs Criolina em blocos de carnaval.

São obras de diversas áreas – como artes visuais, artes cênicas e música – que acontecem nas ruas ou que discutem a relação dos moradores com o espaço público. “O tema nos desafia a lidar com um acervo não convencional, para o qual ainda não existem todas as respostas. Há um ano a turma vem pesquisando o assunto e criamos uma proposta que mescla experimentação e formas tradicionais de se organizar um acervo”, comentam as curadoras Fernanda Werneck e Naiara Leão.

Além da exposição que acontece dentro da galeria, o visitante pode percorrer uma rota com intervenções mapeadas no campus Darcy Ribeiro da UnB. Serão oferecidas também atividades educativas abertas para o público, como oficinas de stêncil, e debates com artistas.

“Além de registrar estas obras muitas vezes tão efêmeras, queremos propor uma reflexão sobre as intervenções. Como elas se articulam com áreas de patrimônio tombado, como Brasília? Como afetam as nossas vivências? Como estabelecemos com a cidade uma relação de identidade e uma identificação?”, diz uma das responsáveis pela expografia, Anna Maria Amorim.

Programação e mais informações: www.veracidade.net

Artistas: Corpos Informáticos I Coletivo Transverso I Cia Andaime I Teatro do Concreto I Grupo Entreaberto I Mapa Gentil I Rodrigo Paglieri I Midialab I SuaveCiclo I Natasha Albuquerque I Higor Veras I Alessandra Pak I Criolina I Maria Eugênia Matricardi I Ane Witt

 

SERVIÇO

Abertura: 09 de junho. Às 14h, performance da Cia Andaime com piscina liberada para visitantes.  Às16h, piquenique.  Às 18h, saída do “Aparelinho”, bloco de rua dos DJs Criolina.

Visitação: 10 a 18 de junho das 9h às 19h.

Local: Galeria da FAU – Campus Universitário Darcy Ribeiro – ICC Norte. Asa Norte.

Entrada Franca – Classificação Livre. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado