Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br

Vanessa da Mata já está em seu quinto álbum, Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias. E é o show baseado nesse trabalho que ela traz ao público brasiliense amanhã e sábado. Na sexta-feira, a apresentação será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação da cantora Renata Jambeiro, e no dia seguinte, no Ginásio de Esportes de Sobradinho, com GOG e Luz do Samba. Os shows fazem parte da programação do 1º Festival Internacional de Artes, que segue até o dia 12 de fevereiro.
A direção musical do espetáculo baseado é do produtor Alexandre Kassin. O repertório apresenta as canções do álbum lançado no final de 2010. Destaque para as faixas O Tal Casal e Te Amo, que figuram entre as mais tocadas nas rádios do País.
Também fazem parte do setlist as músicas As Palavras, o mais novo sucesso da artista, Bolsa de Grife, Meu Aniversário e Quando Amanhecer, parceria com Gilberto Gil. Sucessos que alavancaram a carreira da artista como Ai Ai Ai, Boa Sorte, Amado e Não Me Deixe Só, não devem ficar de fora.
Vanessa estará acompanhada por uma banda formada pelos músicos Gustavo Ruiz (guitarra), Donatinho (teclados), Ronaldo Silva (bateria), Maurício Pacheco (guitarra) e Kassin (baixo).
Sapucaí
Antes de se apresentar duas vezes no Festival Internacional de Artes de Brasília, Vanessa da Mata se apresenta, hoje à noite, no Festival de Verão de Salvador. Ao mesmo tempo, a cantora prepara-se para estrear na Marquês de Sapucaí, passarela do samba no Rio de Janeiro. Ela irá representar Clara Nunes, no desfile da Portela. O convite partiu do carnavalesco Paulo Menezes. Clara Nunes, considerada a dama do samba e um dos principais nomes do gênero, completaria, neste ano, 70 anos.
Vanessa será um dos grandes destaques da agremiação, o fio condutor do enredo …E o Povo na Rua Cantando. É Feito Uma Reza, Um Ritual, que a azul e branco mostrará na avenida no domingo de Carnaval.
A cantora tem participado dos ensaios da agremiação. No seu twitter, depois do ensaio, Vanessa escreveu: “Portela é pura emoção, de puro povo e pura candura. Deixaram em mim seu cheiro, aquele que quando fecho os olhos, sonho e volto.” E completou: “Se depender de mim, do amor que recebi, toda a alegria do mundo será pouco aos filhos de Deus”.
Vanessa da Mata nasceu em 1976, em Alto Garças, no Mato Grosso – uma pequena cidade a 400 quilômetros de Cuiabá, cercada de rios e cachoeiras. Também compositora, Vanessa fez parcerias com Chico César e Ana Carolina e teve suas canções gravadas por Maria Bethânia, Daniela Mercury.
Saiba Mais
Vanessa da Mata e Renata Jambeiro – 1º Festival Internacional de Artes de Brasília. Amanhã, às 20h. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (próximo à Rodoviária). Entrada franca. Retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro Nacional a partir das 14h. Informações: 3325-6239. Não recomendado para menores de 16 anos.
Vanessa da Mata, GOG e Luz do Samba – 1º Festival Internacional de Artes de Brasília. Sábado, às 20h. No Ginásio de Esportes (Sobradinho – DF). Entrada franca. Retirada dos ingressos na Galeria de Artes Vincent Van Gogh (Quadra 08), a partir das 9h de sábado. Informações: 3325-6239. Não recomendado para menores de 16 anos.