O evento está marcado para o dia 15 de dezembro, às 8h30, no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, e é aberto à comunidade de Brasília. Na ocasião, será celebrada a assinatura da lei e lançada a logomarca do cinquentenário. “Vamos celebrar a rica história da concepção e da trajetória da universidade e também estimular a reflexão sobre os desafios que teremos nos próximos 50 anos”, afirma Fernando Oliveira Paulino, professor da Faculdade de Comunicação e coordenador executivo da Comissão UnB 50 Anos.
Também será montada no Beijódromo uma exposição fotográfica com 17 painéis que mostram alguns dos primeiros acontecimentos da universidade. As imagens foram selecionadas dos arquivos do Centro de Documentação pelo ProMemória UnB e retratam sobretudo o período de 1961 a 1965. “A ideia é que essa exposição seja itinerante e percorra também os outros campi”, explica a pesquisadora do ProMemória Maria Gorete Vulcão. “Será apenas um aperitivo. Queremos também expor outros períodos da história da UnB”.
A celebração pela assinatura da lei será conduzida ao som de jazz. Um trio com Vadim Arsky, saxofonista e professor de Música da UnB, Paulo Dantas, contrabaixista e ex-aluno da universidade, e José Caldeira, pianista reconhecido na cidade, fará uma apresentação de cerca de 30 minutos. “Vai ser fantástico poder tocar em uma data tão simbólica”, diz o professor Arsky. “É gratificante ver que a UnB tem buscado preservar sua memória e continua a ser uma instituição de referência no país”, afirma ele, que está vinculado à universidade desde 1981, quando iniciou o curso de graduação.
Fonte: Agência Brasília