A mística chinesa é apresentada no País com muita elegância, cores estonteantes e originalidade. Neste final de semana, Brasília recebe o espetáculo Fu Young – A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada, em três apresentações na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro (ao lado da Rodoviária do Plano Piloto).
Sob direção de Deng Lin, a peça mescla acrobacia, dança e música para narrar uma lenda que retrata a vida de uma família da etnia miao – eleita a quinta mais populosa das 56 etnias reconhecidas pela República da China. “Ele roda o país asiático com o objetivo de contrapor o presente, tão tecnológico, sem perder de vista o passado. Para manter essa conexão com o passado, é preciso um movimento muito intenso”, afirma Fernando Ramos, produtor do espetáculo.
O enredo permeia a relação do homem com a natureza. Em cena, tradições milenares, ritos religiosos, figurinos coloridos e paisagens de tirar o fôlego compõem a dinâmica da performance que aproxima o público das raízes civilizatórias chinesas.
Simbolismos
Recheada de simbolismos, a apresentação traz diversos elementos que pavimentam o conceito Fu Young, baseado em quatro pontos: filhos, terra fértil, inteligência e longevidade. “Desejos que habitam famílias e pessoas pelo mundo inteiro”, pontua o produtor.

Montanha sagrada
A lenda aborda a sorte e a esperança das famílias miao, que vivem na Montanha Sagrada – a morada de onde emana a segurança e o amor e que representa o porto seguro daquelas pessoas. E conta ainda que as mulheres veem seus maridos apenas uma vez por ano. Eles descem a montanha para buscar o sustento, retornando apenas no ano novo chinês.
“Para eles, é uma data de festa e comemoração. É celebrada com muita alegria, riqueza e amor”, contextualiza Fernando.
Reformulação
A versão original do espetáculo conta com cem atores no palco. Por conta do alto custo e das dificuldades de transporte, a equipe foi reduzida a 24 dançarinos, seis cantores e nove acrobatas. “Para esta turnê, o show precisou passar por uma reformulação, já que aqui dependemos de avião para fazer o transporte”, explica o produtor Fernando Ramos.
Ato a ato
A Terra Mitológica
Encantador
Nasce o Amor
Choro do Casamento
O Som do Paraíso
A Dança Nuo
Adeus, meu Amor
Mãe e Filho
Serenata
Ritual do Amor
Reunião no Paraíso
Estreitando relações com a arte
Um protocolo governamental assinado em 2010 entre o Brasil e a China possibilitou a vinda de Fu Young para o Brasil. O acordo tem a intensão de estreitar as relações culturais das duas nações. “São dois países que não conseguem mais viver um sem o outro”, resume o produtor Fernando Ramos.
A partir desse período, iniciou-se então a busca por um espetáculo que causasse impacto – tanto visual como emocional –, e que trouxesse o peso cultural do país para representar as tradições de sua pátria.
“A China é um país com folclore riquíssimo. A partir dessa premissa, o desejo do governo chinês é mostrar um pouco dessa cultura milenar”, explica o produtor.
De Brasília, o espetáculo segue para São Paulo, no dia 27; desembarcando logo depois em Belo Horizonte, nos dias 29 e 30; por fim, a turnê chega à cidade de Goiânia no dia 1º de dezembro.
Serviço
Fu Young – A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada – Amanhã, às 21h; sábado, às 20h; e domingo, às 19h. Na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro (ao lado da Rodoviária do Plano Piloto). Ingressos: a partir de R$ 50. (meia). Informações: 4062-0158. Classificação livre.