Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Cerca de 150 fotógrafos participam de atividades em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado no próximo dia 19 de agosto. O evento é o Mês da Fotografia: Arte, Cultura e Ação Social e a organização é do Coletivo Fotográfico Lente Cultural, sob coordenação do fotógrafo e presidente da organização Eraldo Peres.
As atividades que antes restringiam-se ao Sesc Ceilândia acontecem, agora, em outros dois espaços da cidade, o Sesc 504 Sul e o Sesc Gama. “Nossos dois principais objetivos têm a proposta de levar a fotografia ao público como arte, cultura e como instrumento de ação social, uma foto que denuncia, mostra, investiga”, explica Peres. “Outro ponto que fazíamos muita questão de alcançar era levar as atividades para além do Plano Piloto, para as cidades da periferia, tirando o evento do eixo central de Brasília apenas”.
Nesta segunda edição, a programação prevê vários encontros com profissionais, oficinas voltadas para a comunidade, exposições e painéis de debate. Os 150 fotógrafos do evento também participam com uma série de palestras, oferecidas gratuitamente.
As oficinas terão dois temas. Uma será de câmeras artesanais e outra de pinhole – numa máquina fotográfica gigante, os visitantes poderão entender como é o funcionamento de uma câmera por dentro. Dois workshops – um de foto sensual e nu e outro de iluminação para produtos – também serão realizados, no Sesc 504 Sul e Gama, respectivamente.
A expectativa da organização é que o público de 40 mil visitantes e participantes que compareceram ao evento no ano passado suba para 60 mil, nesta edição, com mais dois espaços incluídos no roteiro de atividades.
Exposições
Além das atividades oferecidas nas sedes do Sesc, a produção do Mês da Fotografia programou três exposições denominadas Outdoor, que estão expostas em diferentes pontos da cidade. Outras Estações pode ser vista pelos usuários do Metrô da Estação Central da Rodoviária de Brasília. As imagens são da Lente Cultural Coletivo.
No Gama, os frequentadores do Shopping do Gama podem apreciar Cenas Urbanas, mostra organizada pelo Candango Fotoclube. E quem passar pela Estação do Metrô da Praça do Relógio, em Taguatinga, pode conferir 7 Anos de Prêmio Sesc de Fotografia Marc Ferrez. As entradas para todas as atividades do evento são gratuitas.
SERVIÇO
Mês da Fotografia – Arte, Cultura e Ação Social – Até 31 de agosto, em vários pontos da cidade. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Quarta, no Sesc 504 Sul, às 20h, Encontro com Autor José Caldas da AF Natura.
Quinta, no Sesc Ceilândia, às 14h, oficina Pinhole, com José Rosa (DF). No Sesc Gama, às 14h, oficina de Câmeras Artesanais, com Dirceu Maués (PA). No Sesc 504 Sul, às 20h, palestra Fotografia e Cinema, com Egberto Nogueira (SP).
Sexta, no Sesc Celândia, às 14h, oficina Pinhole, com José Rosa; às 20h, palestra Fotografia Social, com João Ripper; e às 21h, lançamento de livro. No Sesc Gama, às 14h, oficina de Câmeras Artesanais, com Dirceu Maués (PA).
Sábado, Sesc Ceilândia, às 10h, oficina Pinhole, com José Rosa (DF). No Sesc Gama, às 9h, oficina de câmeras artesanais, com Dirceu Maués (PA); às 14h, workshop de iluminação de fotografia para produtos, com Geovany Bezerra.
Domingo, no Sesc Ceilândia, às 10h, oficina Pinhole, com José Rosa (DF). No Sesc Gama, às 9h, oficina de Câmeras Artesanais,