Esta sexta-feira, sábado e domingo (12, 13 e 14) são os últimos dias em que a peça A Cartomante – em cartaz desde o dia 22 de outubro – poderá ser conferida no Teatro Galpão, localizado no Espaço Cultural Renato Russo. A montagem, dirigida por Fernando Carvalho, é fruto de dois anos de trabalho e marca a estreia do Grupo Liquidificador nos palcos brasilienses.
Baseado em conto homônimo de Machado de Assis, A Cartomante conta a história de um triângulo amoroso envolvendo dois amigos e a esposa de um deles. Porém, a proposta do grupo não é apresentar para a plateia uma reconstituição fiel e integral do conto, e sim levar aos espectadores a sensação de mistério que a história traz, em um ambiente íntimo e fantasioso.
Após muitos anos, Vilela (Tiago Medeiros) reencontra Camilo (Kael Studart), seu amigo de infância, e o apresenta
a Rita (Fernanda Alpino), sua esposa. Com o passar do tempo, a moça passa a ter mais do que uma amizade com o companheiro de infância de seu marido, o que desencadeia uma trama de paixão e adultério, com uma cartomante (Karinne Ribeiro) sedutora e misteriosa como personagem-chave, selando o destino dos três.
A peça tem doses de drama, suspense, comédia e momentos de interação com o público, principalmente quando Machado de Assis (Iza Cavanellas) entra em cena para liderar a espécie de arena rodeada de pequenas arquibancadas em que se passa a montagem. “O espetáculo tem quatro paredes de pessoas, então tenho que me concentrar no roteiro e ao mesmo tempo estar sempre alerta à reação da plateia”, explica o ator Kael Studart.
Para Fernando Carvalho, a receptividade dos brasilienses tem sido positiva. O diretor estima que o público é composto principalmente por jovens universitários e pessoas interessadas no escritor Machado de Assis. Sobre a origem do Grupo Liquidificador, ele conta que a ideia surgiu a partir do processo de montagem de A Cartomante: “Como a gente se deu muito bem, cada um cuidando de sua função, decidimos nos tornar um grupo de teatro”. Kael acrescenta: “Trabalhando como um grupo, a gente encontra uma linguagem comum e faz um diálogo melhor”.
O espetáculo é permeado pelo universo do pop e da cultura cigana. A trilha sonora, que em determinados momentos deixa o som mecânico de lado para utilizar as habilidades musicais dos atores, passeia por estilos variados, que vão desde o rock clássico do Queen, passando pelo folk do Beirut e o rock contemporâneo do The Kills, até o flamenco pop da banda Gispsy Kings.
Final da temporada de A Cartomante – Dias 12, 13 e 14 de novembro. Sexta e sábado às 21h e domingo às 20h.
Local: Teatro Galpão, na 508 sul, Espaço Cultural Renato Russo. Ingressos: R$ 20 (inteira). Não recomendado para menores de 12 anos. Mais informações: (61) 9633-8711.