Esse é o último final de semana para assistir a comédia carioca Arresolvido, , no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.
A montagem, com texto de Érida Castello Branco, é parte do prêmio do projeto Seleção Brasil em Cena – 5ª edição, concurso de dramaturgia para novos autores. O espetáculo fica em cartaz de quinta a domingo até o dia 17 de março.
Arresolvido retrata um pequeno povoado repleto de muitos preconceitos. Neste cenário, sentindo obrigação de cuidar da casa após a morte do pai, o personagem Menino resolve proteger a mãe desenrolando uma trama divertida e brasileira. A montagem, com músicas executadas e cantadas pelos próprios atores ao vivo, apresenta valores e crenças dos personagens em uma comédia com sensível visão do Brasil.
O espetáculo é a primeira peça escrita pela atriz Érida Castello Branco. Com 26 anos de carreira, a autora começou a investir recentemente na dramaturgia, seguindo os conselhos dos colegas do grupo Tá na Rua, do qual faz parte. “Comecei escrevendo cenas curtas, que eram apresentadas ao grupo. Antes, escrevia contos, crônicas, mas não pensava numa peça. Estou muito feliz”, conta Érida.
Pela segunda vez dirigindo um espetáculo do Seleção Brasil em Cena (o anterior foi Candeia, grande sucesso em temporadas pelo Brasil), o diretor André Paes Leme fala sobre o texto. “Arresolvido é um texto de extrema objetividade, com uma inteligente concentração e encadeamento dos fatos. Está presente uma sensível visão do Brasil.
O texto apresenta uma crítica sobre o ‘lugar’ do homem e da mulher nas camadas menos favorecidas da nossa sociedade e sobre o nosso sincretismo religioso. A autora consegue trabalhar uma situação triste com um simpático toque de humor”, destaca Paes Leme.
Na edição 2012, o concurso Seleção Brasil em Cena recebeu 240 inscrições de autores de todo país. Os 12 textos finalistas, avaliados pelo público, diretores convidados e organizadores do concurso, receberam leituras dramatizadas distintas nas unidades do CCBB de Brasília e Rio.
Estas foram realizadas por diretores consagrados e interpretadas por alunos de escolas de teatro das duas cidades. O público escolheu dois textos – um de cada cidade. Em Brasília o vencedor foi Sexton, em cartaz no CCBB DF de 10 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013, e no Rio de Janeiro, Arresolvido, de Érida Castello Branco.
Ficha técnica
Autora Érida Castello Branco
Direção André Paes Leme
Elenco Barbara Abi–Rihan, Celso Gayoso, Fabiano Raposo, Felipe Silcler, Marina Monteiro, Pedro Poema e Zé Wendell
Cenário e Figurinos Carlos Alberto Nunes
Iluminação Renato Machado
Direção Musical Pedro Poema
Preparação Vocal Mauricio Detoni
Serviço: Teatro II, Arresolvido
Data:21 de fevereiro a 17 de março
Hora: quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Classificação 14 anos