Andréia Catro
andreia.castro@jornaldebrasilia.com.br
A vigorosa voz de Tulipa Ruiz – grande revelação de 2010 – pode ser ouvida novamente no Teatro Oi amanhã e sexta-feira. Pela terceira vez na cidade, a cantora radicada em São Paulo apresenta seu último trabalho Tudo Tanto, sucessor de Efêmera (2010) – álbum responsável por colocar Tulipa no hall das grandes promessas da música brasileira. Tudo Tanto recebeu no mês passado o troféu de melhor disco, segundo o júri do prêmio Multishow 2012 e foi liberado para download recentemente pela artista em seu site: www.tuliparuiz.com.
Em entrevista ao Jornal de Brasília, Tulipa revela porque resolveu disponibilizar o último trabalho na internet. “O mercado musical está aí para ser explorado, se é que é essa a palavra. Não tem mais aquela combinação gravadora-sucesso-disco-TV-jabá. Se você não coloca seu disco para download, você impede o acesso ao seu trabalho. A pessoa baixa seu disco e, se gostar, acaba indo ao show. Depois, compra o disco e, aí, fala de você. O download não é dar de graça, é um começo de relação”, acredita a cantora.
A turnê de lançamento estreou em Salvador e já pôde ser conferida em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. O show traz uma artista mais completa e segura de sua extensão vocal. “Vejo o Efêmera como um disco de fotografias do cotidiano, de sensações e sentimentos. Em Tudo Tanto, as fotografias viraram radiografias. Ele é mais subjetivo, mais denso. Para mim é um disco de camadas. Nos fortalecemos como banda, experimentamos coisas novas, timbramos mais”, conta.
No álbum, participam, entre outros, o rapper Criolo e Lulu Santos. E, segundo Tulipa, nenhuma parceria foi premeditada. “Quando compus Dois Cafés, alguém falou que a música era a cara do Lulu e todos começamos a imaginar quão legal seria se ele topasse participar. No dia seguinte enviei a ele a música em um e-mail com o título ‘Lulu no meu disco?’. Ele respondeu: ‘Boa pergunta’. E topou!”, afirma.
Família
Elogiado pelo seu desempenho como produtor musical em Efemêra, Gustavo Ruiz toca em todas as faixas de Tudo Tanto, e assina com a irmã sete das 11 canções. A parceria com o irmão é motivo de orgulho. “Eu e o Gustavo crescemos ouvindo a mesma vitrola, os mesmos discos, temos um repertório musical muito parecido, então é fácil fazermos coisas juntos, por conta dessa cumplicidade de interesses”, garante. Tulipa é filha de Luiz Chagas, crítico musical e guitarrista do genial Itamar Assumpção.