Menu
Viva

Trajetória da atriz do povo será contada no CCBB

Arquivo Geral

16/08/2011 9h25

Suellem Mendes
suellem.mendes@jornaldebrasilia.com.br

Uma atriz destemida que, na Itália, testemunhou a Segunda Guerra Mundial de perto e enfrentou o racionamento imposto pelo governo em função dos conflitos e, no Brasil, combateu a ditadura militar, trabalhou como jornalista e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Filha de imigrantes italianos, Lélia Abramo, que sempre sonhou com os palcos, mas só conseguiu exercer o ofício da dramaturgia aos 47 anos, será homenageada pelo projeto Mitos do Teatro Brasileiro, hoje, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Para contar a trajetória da atriz que faria cem anos em 2011, foram convidados os atores J. Abreu e Antônia Arteme, que mostrarão cenas inéditas, criadas pelo dramaturgo Sérgio Maggio; e os diretores Antonio Abujamra e João das Neves que contam fatos vividos ao lado da mulher que ajudou a conduzir o teatro brasileiro à modernidade.

“Ainda não sei como será exatamente minha participação no projeto. Preciso ver o público e perceber se sabem alguma coisa dela. Mas darei bastante fatos sobre sua vida de artista que nunca envergou a espinha para toda a violência que nos cerca“, explica o amigo e admirador de Lélia, Antônio Abujamra, que a dirigiu no espetáculo Raízes, no Teatro Brasileiro de Comédia, ao lado de Cacilda Becker.

Convidado especial
Atualmente, Antônio pode ser visto nas telonas em Assalto ao Banco Central, no qual interpreta Moacir. Para ele, o teatro precisa de mais atenção. “O que culturalmente é valorizado no Brasil? Olhem para a educação. O teatro sempre foi relegado. É hora de gritarmos mais, apesar de gritarmos sempre”, diz.

Para quem está dando os primeiros passos no teatro, o veterano dá as dicas. “Não existe ensino, existe aprendizado. Quem quer ser ator, vai atrás e não deve ouvir muita gente. Leia o máximo, leia Shakespeare sempre. E Hamlet, uma vez por mês, inteiro”.

Serviço
Mitos do Teatro Brasileiro Ano II – Lélia Abramo. Com Antonio Abujamra. Hoje, às 20h, no CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul). Informações: 3108-7600. Entrada franca. Não recomendado para menores de 12 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado