O toureiro espanhol José Tomás “deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta manhã”, informaram hoje à Agência Efe fontes do hospital Hidalgo da cidade de Aguascalientes, no México, após ser gravemente ferido durante uma tourada no sábado.
Segundo um dos médicos de Tomás, “tanto a evolução (do paciente) como as boas condições que ele apresenta o permitiram deixar a UTI”, após ser atingido pelos chifres do touro que tentava domar no último sábado, em uma tourada de Aguascalientes.
A partir de agora, ele deve permanecer no hospital “por no mínimo cinco dias ou uma semana, principalmente para evitar infecções”, indicou o médico.
Segundo ele, Tomás já está se alimentando normalmente, sem a necessidade de soro, e mantém uma boa evolução nas últimas horas.
A rápida melhora do toureiro, de 34 anos, surpreendeu positivamente os médicos, que temeram o grave risco de morte que correu o paciente após o acidente.
O toureiro chegou a falar e brincar com sua família, lembrando vagamente do que ocorreu. Ontem chegaram a Aguascalientes a namorada de Tomás e sua mãe, ambas vindas da Espanha.
Os exames de sangue demonstram que o paciente está estável e que não requer mais transfusões.