Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

Ocantor e compositor carioca Chico Buarque de Holanda tem sido festejado como nunca no Clube do Choro de Brasília. Esta semana, por exemplo, o instrumentista, compositor e arranjador Toninho Ferragutti, craque do acordeon, chega à cidade para homenagear o muso da MPB. Ferraguti é a atração de hoje, amanhã e sexta do projeto Meu Caro Amigo Chico Buarque. As apresentações acontecem, às 21h. “Vou tocar uma música linda e que fica bonita no acordeon, Eu Te Amo”, adiantou o músico paulista, que também vai apresentar a faixa que dá nome ao projeto.
O repertório inclui, ainda, composições autorais, como Chapéu Palheta, Helicóptero e O Mancebo, além de choros de Jacob do Bandolim, Dominguinhos e Sivuca, cujas canções estão muito presentes nos shows de Ferragutti, cada vez mais frequentes na cidade. “Tenho ido muito em Brasília, já me apresentei com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, ministrei um workshop na Escola de Música de Brasília e estou no Clube do Choro, pelo menos, uma vez por ano”, enumera. “Acredito que o público tem gostado do meu trabalho”, considera.
Para ele, a cidade se tornou uma referência para a formação de músicos e o Clube do Choro é o principal responsável por isso: “Criou-se um ambiente para o estudo e o choro, enquanto gênero, é uma escola bastante importante. Estimula, entre outras coisas, o trabalho em grupo”.
Discografia
Em novembro do ano passado, Toninho Ferragutti gravou em parceria com o acordeonista gaúcho Bebê Kramer o CD Como Manda o Figurino, com o qual fizeram shows pelo País e no exterior. Os dois são os únicos representantes brasileiros do BMW Jazz Festival, que acontece no dia 8 de junho, na capital paulista.
Para este primeiro semestre, o instrumentista planeja entrar em estúdio para o próximo álbum, que já tem até nome escolhido: O Sorriso de Manu. “Manu é minha filha mais nova”, esclarece ele. O trabalho deve chegar às lojas entre o segundo semestre deste ano ou no início do ano que vem.
Toninho Ferragutti – Pelo Projeto Meu Caro Amigo Chico Buarque. Hoje, amanhã e sexta, a partir das 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções). Ingressos: R$ 20 (inteira). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 14 anos.