Menu
Viva

Todas as mulheres de Shakespeare estão no CCBB

Arquivo Geral

06/10/2011 9h21

Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

Um retrato de algumas das personagens mais fortes e emblemáticas do dramaturgo inglês William Shakespeare está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul), até o próximo 23 de outubro. É o espetáculo Lady Shakespeare, dirigido por Marcelo Alvez e Débora Aquino, que estreou nacionalmente na cidade. “Pretendemos viajar por várias cidades do País”, explica Alvez.

A peça é fruto do trabalho do Núcleo de Pesquisa Teatral, vinculado à Associação Ossos do Ofício, que comemora uma década de criação. A montagem faz um recorte feminino, por meio das personagens Lady MacBeth, Julieta, Desdêmona, Viola e Ofélia, retiradas das peças MacBeth, Romeu e Julieta, Otelo, Noite de Reis e Hamlet, respectivamente.

Entre os assuntos abordados na encenação, temas como amor, ciúmes, poder, ambição, loucura e morte. “A história é baseada na carta de tarô da roda da fortuna. As personagens tomam posse do seu destino e a tragédia acontece a partir da opção de vida delas”, diz.

Tudo é encenado em formado elisabetano, numa arena, e as cenas acontecem ao redor e no meio da plateia. “É a base da dramaturgia de Shakespeare, mas o público não precisa se levantar e andar, nesse caso.”
texto a dez mãos

No palco, Daniela Vasconcelos, Hanna Reitsch, Giselle Ziviank, Leila Raquel Letícia Abadia e Tatiana Bittar, com idade entre 28 e 34 anos, dão vida às protagonistas de seus destinos e histórias. A proposta de pesquisa e a adaptação dos textos foram escritas pelas cinco atrizes.

A peça recebeu convites para participar dos festivais de Sertãozinho (SP), Juiz de Fora (MG) e Ponta Grossa (PR). O material está sendo preparado para ser enviado às respectivas curadorias. Este é o segundo espetáculo do núcleo.

O primeiro, Flor de Beco – Corai Por Nós, baseado na obra de Cora Coralina, tratou do universo feminino e viajou de 2006 a 2009 pelo País. “No próximo, vamos falar de Alzheimer. Não queremos repetir a temática”, fala Alvez. No CCBB Brasília, o grupo utiliza o Pavilhão de Vidro, para a apresentação.

Saiba Mais
Lady Shakespeare – Até 23 de outubro. De quinta a domingo, às 20h. No Pavilhão de Vidro do CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul, trecho 2). Ingressos: R$ 15 (inteira). Não recomendado para menores de 14 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado