Menu
Viva

Todas as cores do país

Arquivo Geral

18/02/2013 9h33

Camila Maxi

camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br

 

 

Uma das figuras mais influentes das artes plásticas é de Pernambuco e caminha mundo afora emanando calor e amor com suas obras. O icônico Romero Britto é responsável pelas mais diversas criações, como as que fez recentemente para a abertura da próxima Copa do Mundo, que será sediada no Brasil no ano que vem.

 

Romero revela que sua inspiração para as criações derivam do povo brasileiro e sua alegria, além do companheirismo e disciplina que o futebol oferece. Sem se esquecer, é claro, da atraente e incomparável natureza do País.

 

O futebol é uma constante na vida de Romero. Ele acredita que o esporte possui papel social e inspira transformações e mudanças. “Ele tem poder de elevar o espírito das nações de uma só vez”, afirma, em entrevista ao Jornal de Brasília.

 

A influência do esporte é tamanha que ele foi convidado pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, para ser Embaixador da Copa do Mundo. Britto revela que desde criança o futebol já fazia parte de sua vida. “Todos os meus seis irmãos mais velhos gostavam de jogar bola, então me criei com isso. Acredito que toda criança brasileira cresce com o futebol no sangue. Isto sempre será fonte de inspiração”, recorda.

 

O artista plástico conta que sua expectativa para a Copa do Mundo é a melhor possível:  “Desejo que o mundo celebre com alegria e paz”.

 

Trabalho

Há três décadas atuando no cenário artístico, Romero mantém a humildade. E define seu trabalho como direto, inclusivo, alegre, colorido e positivo. Ele acredita ainda estar consolidando sua carreira. “Fico contente ao saber que minha arte está ativa no cenário cultural do Brasil. Há tanta coisa para se fazer mundo afora. Não vejo a hora de criar mais. Grandes oportunidades aparecem todos os dias”, acredita ele.

 

A paixão pela arte pairou sobre Romero ainda quando criança. Aos oito anos, ele devorava livros de pinturas. Aos poucos, seus traços foram tomando formas e dando vida e cor a papéis em branco. Aos 17 cursava Direito, mas abriu mão da graduação, fez as malas e partiu para explorar e encantar o mundo.

 

Carreira em alta no cenário internacional

Há duas décadas morando nos Estados Unidos, o artista confessa ter saudades do Brasil, em especial do Nordeste. “Atualmente vivemos em um mundo corrido, mas sempre que posso vou aí”, conta Britto.

 

A vontade de propagar sua arte faz com que ele trabalhe com os mais diversos projetos, que variam entre campanhas publicitárias, uma escultura no jardim da Casa Branca, e até mesmo dar um novo visual a um carro com sua pintura.

 

Planos e conselhos

Romero dá a dica para os novos artistas: “Pintar diariamente e compartilhar sua arte com todos. Não pensar em dinheiro primeiramente”, aconselha.

 

Os planos de Britto incluem a inauguração de duas lojas conceitos na Rússia, a instalação de esculturas de grande porte em Dalas (Estados Unidos), e também na Índia. Além de concluir seu estúdio em Nova York e expandir sua arte em cruzeiros temáticos da empresa Royal Caribean. “Gostaria muito de criar a maior escultura do Brasil, uma das maiores do mundo”, diz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado