Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Brasília começa a viver o clima de Carnaval e, para preparar os candangos para os festejos de Momo, uma das mais tradicionais bandas de axé do País, a Timbalada, aporta por aqui, amanhã, a partir das 22h. A presença de Denny (o vocalista) e sua turma tornou-se uma tradição nos verões na cidade e em 2012 não podia ser diferente. O show será no Salão Social da AABB, no Setor de Clubes Sul.
Os 16 integrantes do conjunto trazem os hits de maior sucesso de sua carreira, como Mimar Você e Água Mineral, surgidos quando Carlinhos Brown ainda liderava a banda. Entre as novidades deste ano estão a faixa Guanabarra, uma composição do baiano que concorre ao Oscar, este ano, com uma canção do filme Rio. A música que ele compôs para a Timbalada exalta a beleza das mulheres baianas, ao mesmo tempo em que faz uma referência à canção de Tom Jobim Garota de Ipanema.
Mas os fãs podem ficar calmos, pois todas aquelas músicas que marcaram gerações de carnavais soteropolitanos e fizeram a fama da Timbalada no Brasil e mundo afora estão previstas no set list. Anotem aí: Beija-Flor, Toneladas de Desejo, Camisinha, Meia Hora, e as mais recentes Cachaça, Regando-te e Alegria Original.
O público brasiliense não é o único que tem a chance de participar dos preparativos da banda baiana para a maior festa da axé music. Os ensaios da Timbalada são alguns dos mais esperados do período, em Salvador, e um dos mais disputados. Este ano, o evento acontece no Museu Du Ritmo, em quatro edições quinzenais, desde 8 de janeiro.
Na terceira edição, este domingo, a partir das 17h, mais imagens para o próximo DVD da carreira da banda devem ser gravadas e os fãs serão brindados com a presença de um ilustre convidado, o sertanejo Zezé di Camargo. O cantor vai dividir os vocais com Denny na música Axertanejo, entre outros sucessos de ambos os artistas. Outra atração da noite são ex-timbaleiros que aceitaram o convite de Brown e, no palco, participam de um encontro emocionante com os antigos colegas.
A duas semanas da farra carnavalesca, os homens pintados de branco, como os timbaleiros podem ser reconhecidos, saem na avenida, em Salvador, na quinta-feira (próximo dia 16), no Bloco do Nana, e sexta e sábado, no Timbalada. Na Quarta-Feira de Cinzas, eles acompanham o Arrastão ao lado de Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.
A história bem sucedida, diga-se de passagem, da Timbalada, começou a ser traçada em 1991. O fundador, Brown, criou a banda no Candeal, periferia da capital baiana. Desde então, o timbal mostrou-se como o instrumento base no som dos músicos. Ao longo desses 21 anos, o grupo conquistou reconhecimento internacional, tendo animado 1,5 milhão de foliões no Carnaval de Madri, em 2005, além de ter sido recorde de público do Festival Internacional de Jazz de Montreal, no Canadá, com 210 mil pessoas na 21ª edição do evento, em 2000.
