Menu
Viva

Termômetro para as artes

Arquivo Geral

19/12/2012 9h09

Camila Maxi

camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br

 

 

Em meio a tantas atrações e novidades, o Jogo de Cena encerra as atividades de 2012 com algumas das atrações que mais se destacaram ao longo das 12 edições do projeto. A apresentação acontece hoje, às 20h, no Teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul).

 

Mensalmente, a iniciativa reúne talentos da cidade ofertando a oportunidade de apresentarem parte de seus trabalhos aos olhos do público. O Jogo de Cena funciona como um programa de auditório, onde a reação da plateia é um dos indicadores do efeito da obra apresentada. Durante cerca de duas horas, os artistas têm dez minutos para apresentar os projetos nos quais estão trabalhando atualmente.  “Mais uma vez, conseguimos comprovar a importância do programa para a cidade”, comemora James Fensterseifer, coordenador do evento.

 

Abrindo espaço para novos talentos, os rapazes do grupo Os Filhos da Peça estrearam este ano no meio teatral com a cena As Candangas, que faz parte da comédia Brasília, Um Plano Sem Piloto, dirigido por Rodolfo Cordón. Premiada no Festival de Esquetes, a cena que faz parte do Jogo de Cena especial mostra, em tom bem-humorado, características de algumas regiões administrativas do DF.

 

“É muito importante apresentar um pedacinho do nosso trabalho para a audiência. Funciona como um termômetro, assim sabemos o que temos que mudar”, comenta o ator Tiago Fernandes.

 

Audiência garantida

Também em cartaz amanhã, a cena Gleidnéia, do espetáculo Goiânia, arrancou gargalhadas do público quando foi apresentada pela primeira vez. A atriz Alexandra Medeiros diz que a personagem surgiu durante uma oficina de construção de números cômicos, e que o Jogo de Cena lhe ajudou a saber o que funcionava. “É um projeto bem assistido, que dá muita força na divulgação dos trabalhos. Depois do Jogo, Goiânia começou a encher”, revela Alexandra.

 

Programação da edição especial

Além das comédias As Candangas e Gleidnéia, o programa comemorativo ainda exibe um trecho do musical Hair – Deixe o Sol Entrar, com direção de Élia Cavalcante. Os espetáculos de dança ficam por conta da Street Jam Cia De Dança, que apresenta a coreografia Keep Moving, com direção de Giovani Carvalho. A Tribo Cia De Dança também sobe ao palco para mostrar uma pequena parte de Alma, dirigido por Wesley Messias. O break dance fica a cargo do grupo Floor Riders.

 

A Confraria Artística Teatro Dos Ventos encena ainda a premiada cena Claro!, que tem direção de Fernando Martins.

 

James Fensterseifer destaca a importância da mudança provisória, de cinco meses, para Sala Martins Penna ocorrida este ano. “Tivemos um 2012 especial, já que a reforma do Teatro da Caixa fez com que a gente saísse um pouco da zona de conforto, mas de modo positivo”, avalia.

 

De volta à Caixa

O projeto já retornou ao seu ninho e, em 2013, completa 28 anos na ativa – ajudando na fomentação artística local.

 

Uma ótima novidade para os artistas, e também para o público, é a implementação do quadro Cena Surpresa, que dá espaço para atrações de última hora.

 

Outro diferencial da iniciativa candanga é a comunhão que o Jogo de Cena propicia nos camarins. Diversos profissionais se encontram para poder trocar ideias e experiências nos bastidores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado