Depois de três fins de semana ocupando diferentes espaços do Distrito Federal, a performance circense “Mão” faz suas últimas apresentações em Brasília. Dirigido pelo gaúcho Renato Linhares, da Intrépida Trupe e Foguetes Maravilha, o espetáculo será apresentado no sábado (20), às 16h, no CCBB Brasília, e no domingo (21), às 15h30, no Eixão do Lazer (altura da 102 Sul). A entrada é gratuita.
No espetáculo, os performers Adelly Costantini, Fernanda Más, Carolina Cony, Daniel Elias, Ernesto Poittevin, Fábio Freitas e Marcelo Callado erguem, diante do público, uma estrutura de ferro e madeira de oito metros de altura. Entre acrobacias e gestos coreografados, a cena mistura circo, dança e artes visuais.
“A ideia era criar uma intervenção que revelasse a mão circense: o toque, a construção, a ação coletiva do artista de circo. Uma obra articulada, inconsciente e extrema, como a própria mão”, explica Renato Linhares, que assina direção, coreografia e performance.
Ao final, a estrutura é derrubada e coberta por uma imensa tela verde. Uma fumaça vermelha invade o cenário, criando uma imagem épica que encerra a performance. “Em cena, discutimos o ‘trabalho’, a obra edificada fora da galeria, a mão de quem faz a obra, a cidade em obra. É circo em happening ou uma ode aos trabalhadores”, acrescenta Adelly, idealizadora do projeto.
Desde 2016, “Mão” circula por museus, ruas, escolas, comunidades e festivais de circo e dança no Rio de Janeiro e em São Paulo. Esta temporada marca sua despedida da capital federal.
Performance Circense Mão
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Período: de 30 de agosto a 21 de setembro, sempre aos sábados e domingos
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.
Classificação indicativa: Livre