Encenada pela primeira vez em 2022, a peça “Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol” inicia, nesta sexta-feira (24), sua circulação nacional a partir do Distrito Federal. Com texto, direção e atuação de Cláudia Andrade, o espetáculo cênico imagético integra elementos como videoarte, música, dramaturgia contemporânea e artes visuais. A narrativa percorre temas como dilemas do feminino, maturidade, jogos de poder, finitude e contrastes sociais, destacando preconceitos e convidando à libertação e redenção por meio do reconhecimento do outro.
A turnê conta com 12 apresentações e faz parte do projeto Resistência nos Trilhos — Remontagem & Circulação, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF). O percurso passará por Ceilândia (DF), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e retorna a Brasília (DF). As quatro primeiras sessões, em Ceilândia, serão gratuitas, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla.
O titular da Secec-DF, Claudio Abrantes, destacou a importância da iniciativa:
“É uma alegria ver um espetáculo como ‘Trilhas’ circulando pelo país, levando cultura de qualidade, emoção e reflexão a quem mais precisa. A arte tem o poder de chegar com delicadeza e força aos corações, promover encontros e transformar realidades.”
Cláudia Andrade reforça o vínculo com a plateia:
“Risos, choros contidos, pessoas cantando juntas, abraços e depoimentos emocionantes foram o combustível para levar essa experiência a outros públicos. Provocar emoções, questionamentos e transformações é o que move qualquer artista.”
A remontagem mantém no elenco Eloisa Cunha e Genice Barego, atrizes com mais de 50 anos, garantindo entrosamento e maturidade cênica que aprimoram as camadas de interpretação da peça.
Referências e narrativa
Guiada por vivências multifacetadas, Cláudia Andrade incorpora referências que vão da sabedoria ancestral às linguagens contemporâneas, como a fala inicial em língua Hopi, inspirada no filme Koyaanisqatsi, de Godfrey Reggio:
“Vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida que pede uma outra maneira de se viver.”
A trama acompanha o encontro de Silvia (Eloisa Cunha) e Gimena (Cláudia Andrade), mulheres acima de 50 anos de origens distintas, em uma parada de ônibus no interior do Brasil, iniciando uma jornada marcada por memórias, afetos, contrastes sociais e revelações. A personagem Gaivota (Genice Barego) simboliza conexão, intuição e mistério, transitando pelo palco de forma diáfana e atemporal.
O espetáculo reforça o compromisso com diversidade, inclusão e acessibilidade, oferecendo sessões com Libras e audiodescrição e ações sociais, como transporte e cortesias para turmas da EJA e pessoas com deficiência visual. Oficinas de interpretação, debates e rodas de conversa ampliam o alcance artístico e educacional da peça.
Serviço — Ceilândia (DF)
- Espetáculo: Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol
- Data: 24 a 26 de outubro de 2025
- Local: Teatro Sesc Newton Rossi — Ceilândia, Brasília (QNN 27 Área Especial, Ceilândia Norte)
- Sessões:
- 24/10 (sexta-feira), às 20h — com audiodescrição
- 25/10 (sábado), às 16h — com audiodescrição
- 25/10 (sábado), às 20h — com Libras
- 26/10 (domingo), às 18h
- Ingressos: gratuitos via Sympla
- Classificação indicativa: 16 anos
Próximas apresentações:
- 6 e 7/11/2025 — Casa da Música Sônia Cabral, Vitória (ES)
- 27 e 28/11/2025 — Teatro João Ceschiatti, Palácio das Artes, Belo Horizonte (MG)
- 9 a 11/1/2026 — Teatro Ruth Escobar, Sala Dina Sfat, São Paulo (SP)
- 28/2 e 1/3/2026 — Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sala Martins Pena, Brasília (DF)
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)