Neste fim de semana, a escola de dança MeiaSeteOito apresenta três produções que encerram o ano letivo celebrando diferentes linguagens da dança: o combo “Quebra Nozes”, do ballet, e “Trilha sonora da minha vida”, com coreografias que passam por danças urbanas, heels, forró, contemporâneo, west coast swing e zouk, além do novo espetáculo de jazz “AMAR”, que sobe ao palco no domingo. As montagens evidenciam a diversidade artística cultivada pela escola e marcam o fechamento de um ciclo de trabalho dos alunos e do grupo de aperfeiçoamento.
Os três espetáculos serão apresentados no Teatro Madre Carmen Sallés. Neste sábado (13), o público acompanha o combo “Quebra Nozes”, do ballet, e “Trilha sonora da minha vida”, formado por 18 turmas que levam ao palco diferentes momentos de suas trajetórias por meio de ritmos variados, incluindo urbanas, heels, west coast swing e zouk.
A ideia de criar um espetáculo dedicado à música nasceu da relação cotidiana com ela. “Trilha sonora surgiu porque eu amo música e acho que as pessoas também, todo mundo que dança também. E eu sinto que a música tá sempre na nossa vida. Em tudo. Tipo, você acorda, você bota uma musiquinha, você vai dirigir? Tem a música de dirigir, tem a música de tomar banho, tem a música de chorar, tem a música de ficar feliz”, afirma.

Ele conta que cada turma selecionou um momento marcante da vida para representar em cena. Para ele, a energia do palco sintetiza o esforço anual. “No dia que o espetáculo acontece é tanta energia envolvida e é como se fosse um encerramento desse processo (…), eu sinto uma transformação em todo mundo.”
O professor descreve esse instante como uma explosão. “É como se fosse uma bomba de adrenalina ali naquela hora que a gente está dançando e essa bomba vem acompanhada desse processo inteiro.
Não é sobre errar ou acertar a coreografia, é sobre conseguir viver este momento.”
Amor e suas diversas faces
Já no domingo (14), às 18h, é a vez do novo espetáculo de jazz do Grupo MeiaSeteOito: “AMAR”. A montagem parte da proposta de trabalhar o gênero de maneira passional, guiado 100% por músicas brasileiras de diferentes épocas. Segundo Andi, a escolha não dá margem para interpretações superficiais.

“Eu geralmente tenho falado de amor, tenho usado músicas brasileiras e eu acho que pode ser uma boa forma dos bailarinos se entregarem melhor, porque não vai ter escapatória. O difícil de fazer um espetáculo de música brasileira é que não tem para onde fugir. Você tem que entregar o que está falando.” São 12 coreografias e 21 bailarinos em cena.
A proposta do espetáculo, explica Andi, parte da ideia de que o amor, em suas formas fraternal, amigo, carnal ou próprio, atravessa gerações e identidades, e encontra na dança o ponto de encontro entre todos eles.
O começo
Abrir uma escola de dança no início da pandemia parecia improvável, mas foi exatamente nesse contexto que o professor Anderson Vargas, o Andi, fundou a MeiaSeteOito. Depois de anos atuando em diferentes frentes, da dança a dois ao jazz, balé e contemporâneo, ele decidiu seguir solo quando encerrou um contrato de cinco anos com o colégio militar no qual trabalhava. A experiência acumulada em bolsas de estudo que o levaram do forró ao bolero, do soltinho ao samba e, mais tarde, ao jazz e ao contemporâneo, se transformou na base da escola que hoje reúne cerca de 220 alunos.
O crescimento da MeiaSeteOito inclui ainda o grupo de aperfeiçoamento da casa. “É um grupo de jazz separado, o Grupo 678, nele estão os alunos que querem seguir uma carreira profissional. Então eles querem se profissionalizar um pouquinho mais, aí eles participam de competições. Tem jazz, balé, contemporâneo e danças urbanas”, explica Andi.

Serviço
Trilha sonora da minha vida / Quebra Nozes
Quando: 13 de dezembro
Onde: Teatro Madre Carmen Sallés
Sessões: 16h30 e 19h30
Ingresso: R$ 35 (meia entrada ou 1 kg de alimento) pela secretaria da escola ou pelo instagram
AMAR – Espetáculo de Jazz do Grupo MeiaSeteOito
Quando: 14 de dezembro, às 18h
Onde: Teatro Madre Carmen Salles (604 Norte)
Ingresso: R$ 30 (meia entrada com 1 kg de alimento e previstos por lei) pelo site