Menu
Teatro e Dança

“Raxo do Céu” circula por Brasília com temporada gratuita, workshops e debates sobre dança

A temporada começa neste sábado (20), no Sesc Ceilândia, segue para o Espaço Cultural Renato Russo (27 e 28) e encerra no Sesc Taguatinga (18 e 19/10), sempre com entrada gratuita

Aline Teixeira

19/09/2025 5h00

processed with vsco with a4 preset

Foto: Thais Cobucci

A Duo Cia de Dança, referência no Distrito Federal há 24 anos, estreia a circulação do espetáculo “Raxo do Céu”, obra coreografada por Rodrigo Mena Barreto que mergulha no universo sertanejo e celebra a cultura nordestina como patrimônio identitário e afetivo do Brasil. A temporada começa neste sábado (20), no Sesc Ceilândia, segue para o Espaço Cultural Renato Russo no sábado (27) e domingo (28), e encerra no Sesc Taguatinga nos dias 18 e 19 de outubro, sempre com entrada gratuita. Além das apresentações, o projeto promove workshops de dança contemporânea e debates públicos, ampliando a experiência com o público.

Sertão poetizado em cena

Em cena, “Raxo do Céu” mistura dança contemporânea, jazz e performance para traduzir em corpo e movimento a aridez, o suor e a poesia do sertão. Para Rodrigo Mena Barreto, a cultura nordestina é fonte inesgotável de inspiração:

“Desde o século XVI, o Nordeste tem suas reviravoltas incríveis: o sotaque, as histórias folclóricas, as cores, comidas, a fé no sagrado. Tudo isso foi fundamental para minha construção coreográfica. Sendo filho de nordestinos, minhas raízes e histórias de antepassados também contribuíram para uma elaboração rica e cheia de detalhes que levam automaticamente ao sertão. Raxo do Céu mostra esse sertão com olhos poetizados.”

processed with vsco with a4 preset
Foto: Thais Cobucci

A coreografia busca também desmistificar estereótipos e revelar a força de um povo cuja persistência se equilibra entre dureza e beleza. “A luta de um povo sofrido é colorida por sua fé inabalável. O cenário é seco, árido, quase desértico, mas esse povo vê beleza na flor do mandacaru, acha lindo a revoada do carcará, e se ajoelha no chão não só para pedir, mas muitas vezes para agradecer por mais um dia. ‘Porque cada dia só podem dançar quando chove’: essa é a frase central do espetáculo.”

Aproximação com Ceilândia e Taguatinga

A circulação do espetáculo contempla espaços culturais fora do eixo central de Brasília, valorizando a cena artística das cidades satélites. “Ceilândia e Taguatinga possuem um celeiro de bailarinos imenso e talentoso. Muitos participam de festivais internacionais e trazem prêmios para a nossa cidade artística. Estar apresentando Raxo do Céu para esse público é um grande intercâmbio cultural e artístico, que impulsiona a visibilidade tanto da Duo quanto dos artistas locais”, destaca Rodrigo.

Formação e troca com o público

Além da apresentação, o projeto busca criar um espaço de diálogo entre artistas e espectadores.

“Normalmente, nas apresentações de companhias ou grupos de dança não há essa troca com o público e com bailarinos locais. Queremos viver esse momento com entusiasmo: oferecer workshops de qualidade, repletos de conteúdo, e promover bate-papos após os espetáculos, onde as pessoas possam contar suas interpretações, dizer o que sentiram durante as cenas e compartilhar o que mais gostaram. Espero passar o máximo dos meus estudos para o público que sempre nos prestigia”, explica Rodrigo.

A trajetória da Duo Cia de Dança

Com 24 anos de atuação, a Duo Cia de Dança é uma das companhias mais longevas e inventivas do DF. Reconhecida pela pesquisa contínua em dança contemporânea e pela interlocução com teatro, música e performance, já circulou por diferentes regiões do país e mantém forte atuação formativa. A diversidade também marca o coletivo, formado por mulheres, negros, periféricos e LGBTQIAPN+, sempre com propostas cênicas inovadoras e ousadia estética.

Espetáculo “Raxo do Céu”
20 e 21/09 – Sesc Ceilândia
27 e 28/09 – Espaço Cultural Renato Russo
18 e 19/10 – Sesc Taguatinga Norte
Sábados às 20h e domingos às 19h
Entrada gratuita + 1kg de alimento não perecível (destinado ao Instituto Saber Amar) – retirada antecipada pelo instagram @raxodoceu
Classificação: Livre | Duração: 50 minutos

Workshops de Dança Contemporânea com Rodrigo Mena Barreto e Cia.
21/09 – Sesc Ceilândia
28/09 – Espaço Cultural Renato Russo
19/10 – Sesc Taguatinga
Sempre às 14h | Duração: 1h | Classificação: Livre
Inscrições gratuitas pelo instagram @raxodoceu de 10/09 até a véspera de cada atividade

Debates – “A Dança no Brasil: suas progressões e retrocessos”
21/09 – Sesc Ceilândia – Teatro Newton Rossi
28/09 – Espaço Cultural Renato Russo 
19/10 – Sesc Taguatinga Norte – Teatro Paulo Autran
Sempre após as apresentações | Classificação: Livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado