Em cartaz há mais de duas décadas e consagrado pelo público desde sua estreia, o musical “Raul Fora da Lei – A história de Raul Seixas” constata sua força ao retornar aos palcos do Distrito Federal. Depois de uma temporada de grande repercussão na CAIXA Cultural Brasília, em setembro do ano passado, o espetáculo inicia novas apresentações em curta temporada no Teatro Paulo Gracindo (Sesc Gama), nesse final de semana, antes de voltar à CAIXA Cultural Brasília entre 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Idealizador e protagonista do espetáculo, Roberto Bomtempo interpreta Raul Seixas a partir de suas ideias e contradições, evitando a reprodução literal de gestos ou trejeitos. Para ele, a proposta vai além da representação artística. “Fazer Raul Seixas, muito mais do que interpretar, é levar o pensamento dele adiante”, afirma o ator, ao explicar a opção por um trabalho centrado na essência do artista e não na imitação.

A direção de Deto Montenegro reforça essa escolha estética e conceitual. Ao comentar o processo de adaptação, ele lembra que a inspiração veio da força do trabalho coletivo e da linguagem dos musicais: “Eu como artista sou apaixonado pelo trabalho de grupo, ao assistir o monólogo me senti inspirado a adaptar o espetáculo para a estética dos musicais dos menestréis, muita coreografia, efeitos de luz e coros”. Segundo o diretor, essa nova roupagem ampliou a participação da plateia e intensificou o clima festivo que atravessa toda a montagem.
A dramaturgia se apoia em textos e escritos do próprio Raul Seixas para abordar diferentes aspectos de sua trajetória, como a relação com a fama, os afetos, a espiritualidade e os sonhos que alimentaram sua obra. Em cena, o personagem se afirma e se contradiz, rompendo convenções, enquanto o elenco de atores-cantores da Oficina dos Menestréis dá dinamismo à narrativa, acompanhado pela banda brasiliense SOS Toca Raul.

Para Deto Montenegro, a interpretação de Bomtempo é um dos pilares do espetáculo. “Na sua interpretação, Bomtempo nunca pensou em imitar o Raul, mas sim em eternizar as ideias do ‘maluco beleza’, trazendo à cena muita verdade e humanidade para o personagem”, destaca.
Além do aspecto artístico, a montagem também evidencia o desafio e a riqueza do trabalho em grupo. “Administrar egos e vaidades de um grande elenco é sempre desafiador, mas também, um privilégio poder juntar tanta diversidade e talento num único espetáculo”, observa o diretor, ressaltando a dimensão colaborativa da produção.
Com forte apelo emocional e participação ativa do público, “Raul Fora da Lei” mantém viva a memória de um artista que segue atual. Para Bomtempo, essa energia é um dos maiores legados do musical. “É uma grande festa, uma coisa linda. O público pode esperar uma celebração da vida, de belos valores como amor, amizade, ética e arte pura”, conclui o ator, sintetizando o espírito de um espetáculo que transforma memória em experiência coletiva.

Da obra
O sucesso contínuo da montagem se reflete no alcance de público: ao longo dos anos, mais de 300 mil espectadores já assistiram ao musical, embalados por canções que atravessam gerações e se tornaram parte do imaginário da música brasileira. No palco, essas músicas estruturam uma narrativa que dialoga com o espírito inquieto de Raul Seixas, artista que marcou a cultura nacional pela irreverência, pelo inconformismo e pela busca constante por liberdade.
A encenação atual é resultado de um processo iniciado no fim dos anos 1990, quando o projeto surgiu como monólogo, e que ganhou nova dimensão ao ser transformado em musical pela Oficina dos Menestréis. A mudança de formato ampliou a experiência cênica e reforçou o caráter coletivo da obra, sem perder a essência contestadora que sempre acompanhou o legado de Raul.
Serviço – Temporada no Sesc Gama
Espetáculo: “Raul Fora da Lei – A história de Raul Seixas”
Onde: Teatro Paulo Gracindo – Sesc Gama, SIND QI 1 – Gama – DF
Datas: 24 e 25 de janeiro (sábado e domingo), às 19h
Ingressos gratuitos
Serviço – Temporada na CAIXA Cultural Brasília
Espetáculo: “Raul Fora da Lei – A história de Raul Seixas”
Onde: CAIXA Cultural Brasília, SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4
Quando: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026 (sexta, sábado e domingo)
Horários: Sexta e sábado, às 20h; Domingo, às 19h