SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O público de “Gal, o Musical” parou o espetáculo nesta segunda-feira (16) para ovacionar Tom Zé, um dos convidados da noite no 033 Rooftop, espaço de eventos na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo.
O cantor e compositor é retratado no musical sobre a vida de Gal Costa e foi homenageado logo após o ator que o interpreta, Vinícius Loyola, apresentar um número sobre um dos criadores da Tropicália.
A plateia levantou e aplaudiu longamente o músico, junto com os atores. Ele agradeceu sorridente e fez movimentos de dança.
“Receber o mestre Tom Zé na nossa plateia já seria um presente, mas o que aconteceu hoje foi de arrepiar. O público parou o espetáculo com uma salva de palmas emocionante e demorada”, postou o perfil do espetáculo no Instagram.
Na fase de ensaios, Tom Zé recebeu parte da equipe do musical em sua casa para uma tarde de conversa sobre a convivência dele com Gal. Loyola participou e observou gestos e falas do artista.
“Gal era a coisa mais fina, o que havia de mais sofisticado na Tropicália. Pensar em Gal me lembra que o meu rosto pode sorrir”, ele escreveu, na Folha, no dia em que a cantora morreu, em novembro de 2022, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O atestado de óbito mostrou que a cantora tinha um câncer de cabeça e pescoço.
O espetáculo retrata a importância da cantora para a música brasileira e para as mulheres. Abrange do nascimento de Gal à adoção de Gabriel Costa, o único filho. Wilma Petrillo, a polêmica viúva, não aparece na montagem teatral. Já o namoro com a atriz Lúcia Veríssimo é retratado em cenas sensuais.
Outros artistas de musicais assistiram o espetáculo nesta segunda, entre eles Mel Lisboa, intérprete de “Rita Lee, uma Autobiografia Musical”, e Renan Mattos, o Ney Matogrosso da peça “Homem com H”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também estava na plateia.