Menu
Teatro e Dança

Oficina gratuita de montagem teatral com o Grupo Liquidificador abre inscrições

A formação será realizada entre agosto e novembro e é totalmente gratuita. Serão reservadas vagas para pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+

Aline Teixeira

08/07/2025 16h51

unnamed

Foto: Divulgação

Entre os dias 7 e 18 deste mês, estão abertas as inscrições para a oficina de montagem Teatro Elétrico, iniciativa do Grupo Liquidificador. A formação será realizada entre agosto e novembro e é totalmente gratuita. Serão reservadas vagas para pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. Todas as pessoas selecionadas receberão ajuda de custo para garantir participação ao longo do curso.

A oficina busca promover um espaço diverso, de criação coletiva e trocas que desafiem discursos excludentes. O foco é a experimentação e a criação a partir do teatro performativo, com estímulo à expressão vocal e corporal, improvisação, trabalho em equipe e desenvolvimento de discurso crítico. Ao fim das aulas, os participantes apresentarão um espetáculo aberto ao público, com dramaturgia, figurino, iluminação e produção desenvolvidos pelos próprios alunos.

As atividades serão conduzidas por Fernanda Alpino, Fernando de Carvalho e Larissa Souza, com colaboração de Ana Quintas em workshops de iluminação. As aulas e ensaios acontecerão no Ateliê EcoArte – Balaio do Cerrado, no SHIP, Asa Sul, próximo ao Zoológico de Brasília. O público-alvo são pessoas maiores de 18 anos, residentes do Distrito Federal, com alguma experiência em teatro ou performance.

Além da oficina principal, o grupo também oferecerá uma turma para iniciantes. As aulas serão ministradas por Fernando de Carvalho às terças-feiras, das 19h às 21h, a partir de 5 de agosto, na sede da Trupe Trabalhe Essa Ideia (712 Norte). O curso para iniciantes é pago e terá duração de três meses.

Neste ano, o Grupo Liquidificador comemora 15 anos de atuação com uma trajetória marcada pela experimentação, colaboração e crítica às convenções do teatro tradicional. O coletivo é responsável por obras como A Cartomante, Janta, Jardim das Delícias e Seis Perfis em busca de uma plataforma, e prepara uma adaptação de Frankenstein com estreia prevista para outubro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado