O Complexo Cultural de Planaltina recebe neste sábado (26), às 19h, a última apresentação da segunda edição da mostra de dança “Corpus Convida — Ritmos do Cerrado”. O evento tem entrada gratuita e reúne sete trabalhos coreográficos de artistas e companhias do Distrito Federal, com foco na ancestralidade, na relação com o Cerrado e nos diversos territórios culturais da região.
Realizada pela Companhia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos, sob direção dos artistas Lenna Siqueira e Dilo Paulo, a mostra busca valorizar a diversidade corporal e artística presente no DF. As apresentações passaram anteriormente pelo Teatro Sesc Newton Rossi e pelo Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Um dos destaques da noite será o espetáculo SEMUTSOC, da própria Companhia Corpus Entre Mundos, com coreografia baseada no poema de Marina Colasanti: “A gente se acostuma, mas não deveria”. A proposta da obra é refletir sobre os ciclos da vida e os caminhos para redescobrir o prazer de viver, por meio do “desautomatizar” do cotidiano e da valorização da coletividade, em diálogo com a filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.
“A vida é feita de altos e baixos, mas são a partir dos momentos ditos ruins que revigoramos nossas forças, renovamos nossa energia e renascemos. O espetáculo vem falando sobre o poder que nós temos para renascer e ser esperança”, afirma a diretora e coreógrafa Lenna Siqueira.
Além da Companhia Corpus Entre Mundos, participam do encerramento da mostra os grupos e artistas Balé das Deusas, Aline Sugai, Lab Coreográfico, Gih Gerreira, Empire e Nathália Sol, reforçando a proposta de reunir diferentes estilos, estéticas e trajetórias da dança contemporânea e popular.
O projeto tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e do programa SESC + Cultura.
Mostra de Dança Corpus Convida — Ritmos do Cerrado
Quando: 26 de julho de 2025 (sábado) às 19h
Onde: Complexo Cultural de Planaltina – Planaltina, DF
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos pelos sites corpusentremundos.com/corpusconvida e Sympla
Acessibilidade: haverá intérprete de Libras e programação em braile