A Cia Lumiato estreia em outubro o espetáculo “Memória Matriz”, uma criação em teatro de sombras que propõe um mergulho poético e crítico nas memórias, afetos e estruturas sociais que moldam a identidade da mulher ao longo do tempo. Com temporada gratuita em Ceilândia, Taguatinga e Gama, a montagem estreia nos dias 17 e 18 de outubro, no Teatro Newton Rossi (SESC Ceilândia).
A obra nasce de inquietações sobre o que significa ser mulher na contemporaneidade e convida o público a refletir sobre violência de gênero, heranças simbólicas e papéis sociais transmitidos entre gerações. Em um contexto em que os índices de feminicídio permanecem alarmantes, especialmente no Distrito Federal , o espetáculo assume caráter de urgência e resistência.
Combinando luz, sombra, fotografia analógica e trilha sonora original, “Memória Matriz” constrói um espaço visual e sensorial que questiona padrões e revisita as relações entre mães e filhas como metáforas dos comportamentos e silêncios perpetuados socialmente.

“Esses questionamentos me atravessam desde muito nova. Ao longo da vida, percebi que também reproduzia certos comportamentos — talvez por medo de me arriscar, porque é difícil existir como mulher num mundo tão masculino”, afirma Soledad Garcia, idealizadora e intérprete do espetáculo.
Dirigida pela argentina Ana Alvarado, referência internacional no teatro de objetos e nas artes híbridas, a montagem é interpretada por Soledad Garcia e Katiane Negrão. A proposta é mais que narrativa: trata-se de um ato poético-político, em que imagens evocam reflexão e emoção, abrindo espaço para novas leituras do feminino.
Além das apresentações, a companhia oferece a oficina “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje”, voltada a artistas, educadores e interessados na linguagem, reforçando o compromisso da Cia Lumiato com a formação artística e o debate sobre gênero e sociedade.
Fundada em 2008 por Soledad Garcia e Thiago Bresani, a Cia Lumiato é pioneira no teatro de sombras no Centro-Oeste e reconhecida nacional e internacionalmente por unir pesquisa técnica, poética visual e engajamento social.

Espetáculo Memória Matriz – Cia Lumiato
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada: gratuita
SESC Ceilândia – Teatro Newton Rossi (QNN 27, Área Especial, Ceilândia Norte)
- 17/10 (qui) – 15h | Sessão com audiodescrição e intérprete de Libras
- 18/10 (sex) – 20h | Sessão aberta ao público
Oficina: “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje” - 18/10 (sex) – 14h às 18h | Inscrições: 23/09 a 13/10
SESI Taguatinga – Teatro Yara Amaral (QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte)
- 29/10 (ter) – 20h | Sessão aberta ao público
- 30/10 (qua) – 14h30 | Sessão com audiodescrição e intérprete de Libras
Oficina: 24/10 (qui) – 13h30 às 17h30 | Oficina fechada para alunos da Escola Bilíngue de Taguatinga
SESC Gama – Teatro Paulo Gracindo (SCES Quadra 12, Área Especial, Gama)
- 31/10 (qui) – 20h | Sessão aberta ao público
- 01/11 (sex) – 20h | Sessão com audiodescrição e intérprete de Libras
Oficina: 01/11 (sex) – 14h às 18h | Inscrições: 10/10 a 27/10