Menu
Teatro e Dança

Grupo Pele leva poesia, dança e acrobacias à CAIXA Cultural

Em cartaz até domingo, “Um lugar de amor” une diversas linguagens artísticas para falar sobre emoções e encantar espectadores

Alexya Lemos

17/10/2025 5h00

um lugar de amor foto humberto araujo 2941

Foto: Humberto Araújo/ Divulgação

Até este domingo (19), a CAIXA Cultural Brasília recebe o espetáculo Um Lugar de Amor, do Grupo Pele, companhia brasiliense que mistura dança contemporânea, teatro, acrobacias aéreas e artes visuais em suas criações. A montagem, inspirada no livro homônimo escrito e ilustrado pelos fundadores do grupo, Carlos Guerreiro e Catherine Zilá, apresenta de forma poética o encontro dos personagens Sol e Lua, dois corpos celestes que se afetam e se completam, movendo mares, mundos e emoções.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o espetáculo é embalado por uma trilha sonora marcada por clássicos da Música Popular Brasileira e promete encantar públicos de todas as idades.

um lugar de amor 1 satine cunha
Foto: Satine Cunha/ Divulgação

Para Catherine Zilá, bailarina e co-diretora, a montagem é um convite ao encontro e à sensibilidade. “O espetáculo fala sobre relações, de como afetamos a vida de outras pessoas e como nos deixamos afetar, tendo sempre a liberdade de ser quem somos dentro de qualquer relação, como um ponto de equilíbrio”, afirma. Ela destaca ainda que a obra é uma excelente opção para famílias no Mês das Crianças: “É uma chance de levar as crianças ao teatro e fugir das telas de celular e computador.”

Já Carlos Guerreiro, bailarino e co-diretor, celebra o retorno da montagem em um novo momento. “Um Lugar de Amor nasceu literalmente de um lugar de amor, porque não tínhamos verba. Fomos nos virando com o que tínhamos, mas com um enorme desejo de criar”, relembra. Agora, com o apoio do FAC, a reestreia ganha novos contornos. “O espetáculo está mais maduro, com soluções de cena mais elaboradas e novos elementos cênicos. Quem nunca viu vai se apaixonar; quem já viu terá gratas surpresas em uma versão aprimorada.”

O trabalho une poesia e movimento. Tecidos acrobáticos e uma escada cenográfica ajudam a construir a atmosfera lúdica da narrativa, em que Sol e Lua parecem realmente flutuar. “Esses elementos fazem o espectador acreditar que os corpos estão em órbita, ou fora dela, quando se encontram, assim como nos sentimos em alguns relacionamentos”, explica Guerreiro.

um lugar de amor foto humberto araujo 2907
Foto: Humberto Araújo/ Divulgação

Um Lugar de Amor integra o projeto Pele em Curso, que prevê quatro montagens do grupo em diferentes regiões do Distrito Federal. Além desta produção, o repertório inclui os espetáculos Inabitável, A Sós e O Labirinto de Vidro.

Acessibilidade e programação

A temporada traz sessões acessíveis: hoje, 17, às 15h, haverá apresentação exclusiva para escolas públicas com audiodescrição; amanhã, 18, às 19h, o público contará com intérprete de LIBRAS.

Espetáculo Um Lugar de Amor
Onde: Teatro da CAIXA – CAIXA Cultural, SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília – DF
Quando: 17 a 19 de outubro
17/10 (sexta) – 15h | Sessão com audiodescrição
18/10 (sábado) – 19h | Sessão com intérprete de LIBRAS
19/10 (domingo) – 18h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) no site
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado