Em comemoração aos seus 20 anos de trajetória, a Cia Estupenda Trupe estreia o espetáculo “Evoé”, uma homenagem à arte teatral e a todos os que constroem a cena dentro e fora do palco. A montagem tem apresentações gratuitas em Samambaia e Ceilândia nos dias 5, 6 e 7 de outubro, com sessões em diferentes horários e classificação livre.
O título remete à saudação usada em cultos dionisíacos “Evoé!”, evocando a energia ancestral das artes cênicas.
Temporada gratuita
O espetáculo será apresentado no dia 5 de outubro, no Complexo Cultural de Samambaia, com sessões às 10h, 11h, 14h e 15h. No dia 6, a montagem segue para o Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Samambaia, às 8h40 e 10h. Encerrando a temporada, “Evoé” será apresentado no dia 7 de outubro, no Lar dos Idosos de Ceilândia, às 10h e 14h.

Uma ode ao fazer teatral
A montagem mistura poesia, imagens lúdicas e simbologias do fazer artístico. Em cena, os atores e fundadores da companhia — Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença — incorporam arquétipos, brincam com signos cênicos e compartilham reflexões sobre o ofício do teatro.
“O espetáculo é um agradecimento à cidade. É nossa forma de dizer: ainda estamos aqui. Mais maduros, mas com a mesma vontade de encontro que tínhamos há 20 anos”, afirma Tiago Venusto, diretor da Estupenda Trupe. “Com Evoé, voltamos às ruas, aos espaços não convencionais, onde nossa história começou.”

Para a atriz Alana Ferrigno, a criação partiu de discussões com o dramaturgo Fernando de Carvalho sobre como traduzir visualmente o sentimento de estar em cena. “Estamos resgatando essa chama inicial, aquela necessidade visceral de estar diante do público”, completa.
Sobre a Estupenda Trupe
Com duas décadas de atuação em Brasília e no Brasil, a Estupenda Trupe é formada por artistas e arte-educadores que atuam na criação de espetáculos, oficinas e projetos socioculturais voltados a públicos diversos. Todos os integrantes são formados em Artes Cênicas e possuem experiência em educação e mediação cultural.
A companhia tem em sua trajetória participações em festivais de renome, como o Cena Contemporânea, Festival Palco Giratório, Festival do Teatro Brasileiro, entre outros. Também acumula prêmios em festivais como o Sesc Esquete Show e o Festival de Cenas Curtas de Manaus.
Em 2025, o grupo realizou o primeiro Festival LGBTQIAPN+ do DF, reunindo artistas da sigla em uma programação plural e afirmativa. A Estupenda também possui certificação do Centro de Teatro do Oprimido (RJ), com ações que abordam temas como diversidade, preconceitos e justiça social.
Espetáculo “Evoé” – Estupenda Trupe
Quando: 5 de outubro – Complexo Cultural de Samambaia
Horários: 10h, 11h, 14h e 15h
Quando: 6 de outubro – IFB Samambaia
Horários: 8h40 e 10h
Quando: 7 de outubro – Lar dos Idosos de Ceilândia
Horários: 10h e 14h
Entrada gratuita | Classificação livre