A Cia Kalamar apresenta o espetáculo “O Feminino: Narrativas Dançantes”, uma criação que une dança e literatura sob a direção de Janilce Rodrigues e coreografia de Angelina Coutinho neste domingo (9). A montagem propõe uma imersão sensível e poética no universo feminino retratado nas canções de Chico Buarque, explorando a multiplicidade de papéis e emoções que marcam a mulher brasileira.
O trabalho parte da leitura crítica da obra de Chico Buarque sob a perspectiva da pesquisadora Adélia Bezerra de Menezes, para dar corpo e voz às personagens femininas que habitam o cancioneiro do compositor. O resultado é uma performance que transita entre o lirismo e a força, entre o manifesto e o encantamento, abordando temas como amor, desejo, luta e autonomia.

Para Janilce Rodrigues, Chico Buarque é um grande cronista que consegue entrar no universo feminino como se fosse ele próprio. A diretora explica que a escolha das canções foi guiada por essa pluralidade de olhares sobre a mulher.
“Escolhi canções em que a mulher não é submissa, é endeusada como Beatriz, é empoderada na canção ‘Ela desatinou’. Em ‘Logo eu’ é a dona do lar e do amado, que reclama dizendo ‘Essa morena quer me transformar, chego em casa, me faz fita, me faz cena até cansar. Me acorda pro batente e fica em casa descansando?’, e para concluir a revista, a canção ‘Morena de Angola’, na voz de Clara Nunes, que é encantadora”, comenta.

Inspirada no Teatro de Revista, Janilce incorporou ao espetáculo uma estrutura narrativa que costura as cenas e canções. “Me apropriei deste formato [do Teatro de Revista] e coloquei as falas na voz de uma narradora que contextualiza as coreografias”, explica. Segundo ela, “as linguagens artísticas se completam no texto falado, no corpo das dançarinas que ilustram afetivamente as canções.”
Além de celebrar a arte e a sensibilidade, o espetáculo também propõe uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. “Algumas falas são manifestos dos direitos da mulher e seus valores em nossa sociedade, sem perder o encanto do feminino”, destaca a diretora.

Segundo Rodrigues, através de “O Feminino: Narrativas Dançantes”, a Cia Kalamar busca oferecer uma experiência que é, ao mesmo tempo, homenagem e reflexão, um convite à emoção e ao pensamento, à escuta e ao olhar.
Serviço
Espetáculo O Feminino: Narrativas Dançantes
Quando: 9 de novembro, domingo, às 17h
Onde: Teatro Sesc Silvio Barbato, Setor Comercial Sul
Ingressos pelo site