Menu
Teatro e Dança

Espaço Renato Russo recebe espetáculo sensorial gratuito para bebês em Brasília

A montagem, indicada especialmente para crianças de 0 a 3 anos, propõe uma experiência imersiva

Aline Teixeira

13/05/2026 18h57

6ed369a1 8540 4a16 92f6 a87b663fd101

Foto: Tatiana Reis

Voltado à primeira infância, o espetáculo Balançar – Música Teatral para Bebês chega a Brasília com sessões gratuitas no Espaço Cultural Renato Russo. A montagem, indicada especialmente para crianças de 0 a 3 anos, propõe uma experiência imersiva que une música, movimento e teatro para estimular vínculos e descobertas entre bebês e seus cuidadores.

Com apresentações nos dias 9, 10, 16 e 17 deste mês, o espetáculo cria um ambiente sensorial baseado nos primeiros gestos da vida. Inspirada no nascimento como movimento inaugural da existência, a encenação trabalha opostos como dentro e fora, encontro e separação, medo e coragem, em uma narrativa não linear que privilegia a experiência sensível.

Em cena, os intérpretes exploram sons, gestos e interações que dialogam diretamente com o universo dos bebês. A música conduz a experiência, integrada ao movimento e às descobertas corporais e vocais. “A música conduz a cena, mas está profundamente entrelaçada com o movimento e o teatro, nas descobertas do corpo”, afirma a artista Jéssica Fritzen, uma das idealizadoras do projeto.

Dirigido por Fernanda Cabral, o espetáculo aposta na integração de diferentes linguagens artísticas. No elenco, Jéssica Fritzen divide o palco com Cristian Lampert, em uma criação coletiva que reúne teatro, dança e música. A proposta é criar um espaço de escuta e presença, onde bebês e adultos possam compartilhar uma experiência estética baseada no afeto.

A montagem conta com cenografia e figurino de Roustang Carrilho, preparação de movimento de Katiane Negrão e iluminação de Rodrigo Lelis. A trilha sonora foi desenvolvida de forma colaborativa entre os artistas envolvidos.

Realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), o projeto também dialoga com referências como a Companhia de Música Teatral de Portugal e estudos da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.

A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos no local, por ordem de chegada, mediante a doação de itens infantis, como brinquedos ou fraldas, que serão destinados à Casa de Ismael. A capacidade é limitada a 30 bebês com seus cuidadores por sessão.

Serviço
Balançar – Música Teatral para Bebês
Datas: 9, 10, 16 e 17 de maio
Horários: 15h e 17h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (Sala Hugo Rodas) – Asa Sul
Ingressos: gratuitos, com retirada no local mediante doação
Classificação indicativa: livre (preferencialmente para bebês de 0 a 3 anos)
Acessibilidade: sessões com Libras, audiodescrição e Sessão Azul em datas específicas

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado