Em cartaz com o espetáculo Tóxicos? de hoje a domingo, os atores Germano de Freitas e Yuri Persan levam ao palco uma proposta ousada: usar o humor para tratar de um tema sensível e ainda cercado de tabus: a masculinidade frágil. Na peça, os dois interpretam Pedro e Murilo, personagens que tentam criar uma comédia juntos, mas que enfrentam atritos a partir de suas visões e métodos distintos.
A montagem aposta em uma estrutura de metalinguagem, onde a própria construção do espetáculo se torna parte da dramaturgia. Um ator mais conceitual, outro menos estudado, e os dois tentando encontrar o “tom certo” para tratar de um assunto espinhoso. “Foi bem desafiador tocar num tema tão importante. Minha ideia sempre foi suavizar o assunto para que possamos tratar a plateia de igual para igual e assim fazer refletir sobre o tema”, explica Germano.
A comédia, longe de fugir do enfrentamento, se propõe justamente a incomodar e gerar reflexão por meio do riso. “Nós escolhemos isso propositalmente porque não há nada que desarme mais as pessoas do que a comédia. Nosso objetivo é cutucar feridas através dela. O nosso equilíbrio vem da nossa própria crítica sobre o assunto já que os próprios personagens duvidam de seus dogmas”, destaca o ator.
Mais do que uma provocação, Tóxicos? se revela também como um processo pessoal para Germano. “Tive que reencontrar com alguns momentos do Germano do passado para expor sentimentos escondidos”, confessa.
Segundo ele, o processo de construção do personagem exigiu ajustes técnicos e novas abordagens. “O meu processo foi afetado no quesito técnico como ator já que tive que aprender a lidar com propostas de cenas diferentes daquelas que venho trabalhando nos últimos anos.”
Mas, apesar do tom leve, o espetáculo carrega uma crítica clara às estruturas que moldam comportamentos masculinos e que, muitas vezes, sufocam emoções e impedem vulnerabilidades. “O papel do teatro é sempre questionar as convenções existentes. Debater um tema como esse é como tirar as amarras presas da sociedade. Queremos demonstrar como a dor do machismo afeta também os homens, sem perder, é claro, o compromisso com o riso”, conclui Germano.
Espetáculo Tóxicos?
Quando: De 11 de julho a 13 de julho,às 20:30h
Onde: Teatro Brasília Shopping
Ingressos à venda no site a partir de R$35,00