Menu
Teatro e Dança

“Djavan – O Musical: Vidas pra Contar” estreia no Teatro Unip amanhã

O espetáculo chega a Brasília para uma curta temporada no Teatro UNIP (913 Sul), com apresentações nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro

Alexya Lemos

30/10/2025 11h15

djavan 13

Foto: André Wanderley/ Divulgação

Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, o espetáculo “Djavan – O Musical: Vidas pra Contar” chega a Brasília para uma curta temporada no Teatro UNIP (913 Sul), com apresentações nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. A montagem, que homenageia a vida e a obra do cantor e compositor alagoano, é protagonizada pelo ator mineiro Raphael Elias, sob direção artística de João Fonseca e idealização de Gustavo Nunes.

Produzido pela Turbilhão de Ideias e realizado pela Nove Produções, o musical é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Caixa Vida e Previdência, com apoio da Caixa Seguridade. Com texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França, o espetáculo revisita os principais momentos da trajetória de Djavan, desde a infância em Maceió (AL) até sua consagração como um dos grandes nomes da MPB.

djavan 10
Foto: André Wanderley/ Divulgação

Um tributo à poesia e à musicalidade de Djavan

Com cerca de duas horas de duração, a montagem combina música, teatro e dança para retratar episódios marcantes da vida pessoal e profissional do artista. A direção musical é assinada por João Viana, filho de Djavan, e Fernando Nunes, que assinam arranjos que passeiam por diferentes ritmos, do samba ao jazz, do pop aos sons afro-brasileiros, refletindo a pluralidade que caracteriza a obra do homenageado.

Segundo o idealizador Gustavo Nunes, a proposta é celebrar não apenas o repertório, mas também a história de superação e inspiração do músico.“Djavan é um dos maiores gênios da música brasileira. Sua trajetória é marcada por poesia, musicalidade e perseverança. Nosso musical bebe dessa fonte para oferecer ao público um espetáculo pulsante, cheio de brasilidade e emoção”, afirma.

djavan 14
Foto: André Wanderley/ Divulgação

Elenco e personagens

Escolhido entre mais de 250 candidatos, o ator Raphael Elias, de 30 anos, natural de Divinópolis (MG), interpreta Djavan em diferentes fases da vida. Sua própria trajetória, de origem simples e marcada pela paixão pela arte, dialoga com a do artista que representa.

O elenco reúne intérpretes que se desdobram em múltiplos papéis, representando familiares e grandes nomes da música brasileira. Marcela Rodrigues vive Dona Virgínia, mãe de Djavan; Ester Freitas, a irmã Djanira; Alexandre Mitre, o irmão Djacir; e Thaina Gallo, Aparecida, ex-mulher do cantor. O espetáculo também traz representações de ícones como Maria Bethânia (Aline Deluna), Alcione (Érika Affonso), Chico Buarque (Gab Lara), Caetano Veloso (Tom Karabachian), Gal Costa (Walerie Gondim) e Rafaela, atual esposa de Djavan. Milton Filho interpreta Elegbara, entidade afro-brasileira que simboliza a espiritualidade presente na narrativa.

A estética de um gênio musical

Com cenografia, figurinos e iluminação inspirados no universo visual e sonoro de Djavan, o espetáculo cria uma atmosfera poética que reflete sua essência criativa. “Djavan é samba, é forró, é jazz. Falar de um artista nordestino, negro e vivo é uma grande responsabilidade, mas também uma alegria imensa. Buscamos retratar sua verdade com liberdade cênica, respeito e autenticidade”, ressalta o diretor João Fonseca.

djavan 10
Foto: André Wanderley/ Divulgação

Serviço
“Djavan – O Musical: Vidas pra contar”
Onde: Teatro UNIP – SGAS Qd 913 Conjunto B – Asa Sul (Centro Educacional UNIP)
Quando: 31 de outubro a 2 de novembro
Duração: aproximadamente 2h30
Ingressos pelo site
Horários: sexta (31/10), às 20h, sábado (1/11), 16h e 20h, e domingo (2/11), às 15h e 19h. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado