Neste sábado (6/7), a partir das 15h, o projeto “Plataforma em Expansão” realiza o evento “Mesa-Dançada: Poéticas e Territórios do Improviso”, no Auditório 2 do Museu da República, com entrada gratuita. O evento, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, é o ponto alto de um conjunto de ações desenvolvidas desde agosto do ano passado, e contará com a presença de artistas convidados, e da equipe de acessibilidade do projeto. Além disso, terá audiodescrição e intérprete de libras.
O projeto “Plataforma em Expansão”, criado em 2022 e executado desde 2023, está, agora, em sua reta final, com apresentação ao público dos resultados das investigações realizadas ao longo do percurso, devolvendo à sociedade uma pesquisa teórica e prática em forma de obra de arte.
“Entre agosto de 2023 e abril deste ano, o projeto realizou sessões de improvisação em dança para a comunidade do Distrito Federal, oficina de improvisação em dança, compartilhamentos das duas linhas de pesquisa além da conclusão do documentário em forma de longa-metragem, ao fim de todos os eventos do projeto”, conta o Diretor Artístico João Gabriel.

Buscando dialogar com a dança, o improviso e a acessibilidade, o projeto “Plataforma em Expansão” propõe a manutenção da prática e da investigação criativa de um jovem grupo de dança do Distrito Federal, apresentando uma proposta relevante para o cenário artístico da cidade por movimentar o mercado da dança e enriquecer a produção artística local. A ação promove o aprimoramento técnico dos artistas do grupo e seu amadurecimento enquanto intérpretes, pesquisadores, criadores e comunicadores da área da dança, por meio da capacitação continuada e do intercâmbio com outros artistas improvisadores.
Foram desenvolvidas duas linhas de pesquisa que investigam a improvisação em dança e acessibilidade: “Audiodescrição Poética para Improvisação” e “Entre Territórios do Improviso”. Ambas incluem compartilhamentos abertos ao público como parte da pesquisa.
A linha “Entre Territórios do Improviso” inclui o intercâmbio criativo com artistas do Distrito Federal. A iniciativa propicia também um espaço de aplicação dos conceitos e abordagens que vêm sendo desenvolvidos de forma independente pelo grupo ao longo de sua trajetória, com amplo debate no campo da improvisação em dança. Além do intercâmbio por meio da residência em dança, vale destacar também outras ações como desenvolvimento de acessibilidade estética para pessoas com deficiência visual por meio da pesquisa de audiodescrição poética para improvisação em dança; compartilhamento dos conhecimentos pesquisados às pessoas das comunidades locais; e compartilhamento da pesquisa para diferentes públicos por meio da produção de um videodocumentário.
Ação: “Mesa-Dançada: Poéticas e territórios do Improviso”
Neste sábado (6/7), no Auditório 2 do Museu Nacional da República, às 15h. Entrada gratuita.