Menu
Teatro e Dança

Dan Stulbach em “O Mercador de Veneza” 

Espetáculo com texto de Shakespeare desembarca nesta quinta-feira na Caixa Cultural Brasília

Carolina Freitas

16/12/2025 9h56

bl3a0033 edit (1)

Foto: Divulgação

O espetáculo O Mercador de Veneza – nova montagem de um dos textos mais emblemáticos do dramaturgo William Shakespeare – desembarca nesta quinta-feira na Caixa Cultural Brasília. A peça fica em cartaz de 18 a 21 de dezembro e de 15 a 18 de janeiro de 2026, com doze sessões, incluindo duas com acessibilidade. 

Protagonizada por Dan Stulbach, a peça tem direção de Daniela Stirbulov e chega a Brasília após temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. O espetáculo conta com uma abordagem contemporânea da obra escrita no século XVI, além de uma adaptação que transporta a história original para os anos 1990, ressaltando temas como intolerância, racismo, antissemitismo e as contradições do capitalismo emergente.

bl3a0018 edit
Foto: Divulgação

Ao Jornal de Brasília, Dan Stulbach ressalta a importância da peça para os dias atuais. “O público pode esperar uma peça com um texto que é felizmente atual por ter uma história emocionante e infelizmente atual porque os temas que a peça trata são temas que ainda nos dizem respeito como sociedade. Temas que boa parte deles não resolvemos, como a dificuldade de aceitar o diferente, a tolerância e o apego à certeza.”

A peça conta a história de Shylock, interpretado por Stulbach. Ele é um agiota judeu que empresta dinheiro ao mercador Antônio, com a garantia de uma libra de carne como pagamento em caso de inadimplência. O desenrolar da trama resulta em um julgamento dramático, que expõe os limites entre justiça e preconceito.

bl3a0787 edit (1)
Foto: Divulgação

Stulbach nunca havia encenado Shakespeare profissionalmente, e para o ator é um privilégio. “É maravilhoso, um aprendizado enorme. É uma honra poder dialogar com tantos atores que eu admiro. Eu nunca estudei tanto para fazer um papel e é uma peça que continuamos aprendendo depois que ela estreou. Tem coisas que vamos aprimorando ao longo das apresentações. Inclusive, tem coisa que eu sei que ainda não encontrei tão bem e ainda quero melhorar. Podemos dizer que é um aprendizado constante.”

Para a diretora Daniela Stirbulov dirigir O Mercador de Veneza foi um desafio e um privilégio. “Shakespeare exige mergulho, estudo, escuta, correr riscos. O texto é um “vespeiro”, traz temas como poder, dinheiro, preconceito, humanidade. Minha busca foi tornar essa profundidade narrativa acessível para o público de hoje, criando um espetáculo compreensível e esteticamente contemporâneo. E, acima de tudo, provocar e gerar reflexão, o cerne de Shakespeare.”

Serviço: 
O Mercador de Veneza
Local: CAIXA Cultural Brasília – Setor Bancário Sul – Quadra 4, Lotes 3/4 – Brasília (DF).
Data: de 18 a 21 de dezembro de 2025 e de 15 a 18 de janeiro de 2026
Horários: quintas e sextas, às 20h30 | sábados, às 17h e 20h |domingos, às 16h e 19h.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada, conforme legislação vigente, e clientes CAIXA).
Classificação Indicativa: 12 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado