De ovelha negra da família para um dos nomes mais importantes da música brasileira, Rita Lee marcou gerações e sua história chega aos palcos de Brasília, com o musical “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”. A peça acontecerá no dia 8 de fevereiro com duas sessões, no Centro de Convenções Ulysses. Após lotar temporadas em São Paulo e conquistar mais de 160 mil espectadores em pouco mais de um ano em cartaz, a superprodução fará uma turnê por 11 cidades em 2026, marcando presença na capital do rock. A produção recria com humor, afeto e irreverência a trajetória da maior roqueira do país.
O musical celebra a força e a originalidade de Rita Lee, essa mulher que desafiou padrões e transformou a cultura brasileira. Mel e o elenco dão vida ao show teatral baseado na vida da cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista. Tudo isso com base no livro de Rita, lançado em 2016. O roteiro e pesquisa da produção é assinado por Guilherme Samora e direção musical de Marco França e Márcio Guimarães.

O espetáculo reúne um elenco que dá vida a nomes gigantes da música brasileira, como Ney Matogrosso, que na obra é vivido por Fabiano Augusto. Bruno Fraga interpreta um dos homens mais importantes na vida da cantora: Roberto de Carvalho. Ainda integram o elenco: Tatiana Thomé (Censora Solange), Debora Reis (Hebe Camargo), Flávia Strongolli (Elis Regina), Yael Pecarovich (Gal Costa), Antonio Vanfill (Arnaldo Baptista e Charles Jones), Gustavo Rezende (Raul Seixas), Roquildes Junior (Gilberto Gil) e os atores Lui Vizotto e Priscila Esteves.
O desafio de interpretar Rita
Mel Lisboa, atriz que representa a maior cantora de rock do Brasil nos palcos, contou à equipe do JBr que são muitos os desafios de estar nesse papel icônico. “Acho que contar uma história tão rica como a da Rita, representar uma personagem tão icônica, personagem que marcou gerações e segue marcando e formando gerações, num formato de teatro musical, é um desafio imenso e uma responsabilidade enorme.” Mas ela afirma que o elenco tem sido muito feliz na trajetória de contar toda essa história. “Eu tenho certeza que o público vem gostando bastante”, disse.
Como a obra contada nos palcos gira em torno das experiências narradas por Rita em sua autobiografia, para Mel, o que mais chama atenção no livro, está principalmente na maneira como ela escreve com tanta honestidade. “Ela não tem medo de expor, não tem papas na língua e conta as histórias com uma verdade, com uma crueza também, muitas vezes, e sempre com humor e alto deboche, que é tão característico”, comentou. Ela e toda a produção tentam traduzir das páginas para os palcos, essa atmosfera.

Mel afirmou ainda que a expectativa é alta para a temporada de 2026, que tem prevista uma turnê extensa. “Agora estamos dando sequência a essa turnê e vamos voltar em Cartaz, em São Paulo. Então, a expectativa é que a gente siga levando bastante gente ao teatro e que o público saia feliz do teatro, emocionados e felizes de ver a história da Rita.” Para ela, essa história sendo representada no palco e com as pessoas podendo cantar e ver a história da Rita nesse formato de teatro, tem feito muitas pessoas felizes pelo Brasil. “Eu sigo na expectativa de fazer as pessoas felizes com essa peça.” Esse é um desejo que Rita também tinha, de fazer as pessoas felizes, e ela fez em vida e faz com o seu legado.
Serviço:
Rita Lee – Uma Autobiografia Musical
Dia: 8 de fevereiro de 2026 (domingo)
Local: Centro de Convenções Ulysses
Horário: 16h30 e 20h
Ingressos: Bilheteria Digital
Sessão 16h30: https://checkout2.bilheteriadigital.com/rita-lee-uma-autobiografia-musical-com-
Sessão 20h: https://checkout2.bilheteriadigital.com/rita-lee-uma-autobiografia-musical-com-mel-