O Teatro Caleidoscópio apresenta em duas curtas temporadas, o seu novo espetáculo T.R.I.N.T.A.: neste fim de semana, de sexta-feira (5/7) a domingo (7/7), no Teatro Paulo Autran, no SESC Taguatinga Norte, e de 12 a 14 de julho, no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo.
A peça é uma criação coletiva que usa o formato de show para contar a história de artistas que fizeram do teatro a sua arte e o seu ofício, atravessando questionamentos, angústias e alegrias. As histórias – embaladas por composições autorais – partem de testemunhos íntimos dos atores e de ficções livres.
Com a estética ligada aos princípios do caleidoscópio, a peça terá grande presença musical. O elenco conta com Vanessa Di Farias, Raquel Aló, Claudio Lago, Yuri Fidelis, Elias Santos e o próprio diretor André Amahro.
O Teatro Caleidoscópio é um projeto independente de pesquisa e coletivo teatral criado em 1994 pelo ator e diretor André Amahro, que toma emprestadas as dinâmicas do caleidoscópio para orientar o trabalho biomecânico do ator e situá-lo expressivamente no espaço cênico. Desde então, o projeto produziu 24 espetáculos. Entre eles, estão “A órfã do Rei”(Prêmio de Cultura 1996); “Dionisos – o grande grito” (Prêmio Ísis Baião 1999); “Cascudo” (Prêmio Sesc do Teatro Candango 2004); entre outros.
Como parte das comemorações dos 30 anos do teatro, André Amahro também lança o livro Viagem ao Anel Giratório – O espetáculo cênico e o espírito caleidoscópico, fruto de suas pesquisas acadêmicas. No livro, André investiga o chamado espírito caleidoscópico e refaz o percurso histórico em que o brinquedo e seus princípios foram evocados por encenadores interessados numa composição visual diferenciada para seus espetáculos.
T.R.I.N.T.A
Dias 5, 6 e 7 de julho de 2024
Local: Teatro SESC Paulo Autran
Endereço: St. B Norte CNB 12 Área Especial 02/03 – Taguatinga
Sessões: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Dias 12, 13 e 14 de julho de 2024
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Endereço: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
Sessões: sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 17h (com tradução em libras) e às 19h.
Ingressos: R$ 50 e R$ 25. Direção: André Amahro e Claudio Lago. Classificação indicativa: 14 anos.