Larissa Santiago
larissa.santiago@jornaldebrasilia.com.br
Ela ficou conhecida por ter feito parte da banda Nightwish por nove anos, de 1996 a 2005. Mas depois de ter sido demitida em carta aberta à imprensa, Tarja Turunen resolveu seguir carreira solo. A cantora finlandesa se apresenta nesta segunda em Brasília e promete um show cheio de surpresas para os fãs brasilienses. “Eu estou muito animada por voltar ao Brasil. Tem muito tempo que estive aí e meus fãs têm me esperado pacientemente. Só tenho boas memórias dos meus shows e tenho certeza de que vai ser maravilhoso novamente”, diz. A última vez que Tarja veio para Brasília foi em 2002, quando ainda fazia parte do Nightwish.
O primeiro trabalho solo de Tarja foi um EP com músicas natalinas lançado em 2004. Esse álbum alcançou o disco de platina na Finlândia. No show desta segunda ela irá apresentar aos fãs o seu terceiro disco solo, What Lies Beneath. “O repertório do show contém músicas do meu primeiro álbum, do álbum atual e da minha ex-banda Nightwish. Eu tento sempre dar o meu o melhor. Tenho comigo uma banda muito talentosa e nós gostamos muito de tocar. Tenho certeza de que vamos ter um ótimo momento juntos com meus fãs brasileiros”, fala.
Ainda que haja espaço reservado para as canções que marcaram sua carreira, Tarja gosta de manter sua set list variada. “Não existe nenhuma música que eu tenha de cantar em todo show. Existem, claro, aquelas que são mais pedidas. Mas eu adoro mudar a set list várias vezes durante a turnê porque me mantém concentrada e toda a banda focada. Também acredito que os fãs gostem de ouvir músicas novas nos shows”, pontua.
O álbum que será apresentado no show levou dois anos para ficar pronto. Segundo Tarja, o trabalho foi um grande aprendizado. “Eu aprendi muito desde que decidi trabalhar sozinha e não ter um produtor para me ajudar. O disco acabou sendo o que eu queria, mesmo antes de começar. Estou muito orgulhosa de todos que estão envolvidos, porque o disco não seria como é se não fosse a contribuição dos músicos que trabalharam comigo”, comenta.
Sobre o futuro, ela conta que está preparando o quarto álbum, mas a turnê de What Lies Beneath, que vai até fevereiro de 2012, tem tomado muito de seu tempo. Enquanto não há um novo álbum, Tarja Turunen trabalha em um projeto paralelo. “Eu estou escrevendo músicas para meu novo álbum, mas estou ocupada por enquanto. No entanto, existem alguns projetos paralelos. Um deles é gravar um álbum clássico no final deste ano”, revela.
Considerada a musa do metal melódico, Tarja, hoje com 33 anos, é formada em canto lírico e toca piano desde os seis anos de idade. “Bem, eu não me considero uma musa. Mas se você for ver o meu caminho na música, o heavy metal ocupou uma parcela importante na minha carreira desde 1997. A música clássica também foi importante pra mim”. A cantora, no entanto, evita definir seu estilo vocal. “Se você me perguntar hoje se eu me considero uma cantora de música clássica ou de heavy metal eu só responderia que eu sou uma cantora. Eu sou realmente abençoada por ter fãs tão leais, mesmo que a música que eu faça hoje seja tão diferente da que eu fazia quando era do Nightwish”.
Tarja Turunen – Nesta segunda, às 21h, no Clube do Rocha (Clube de Subtenentes e Sargentos – Setor de Clubes Sul, trecho 2). Ingressos: R$ 200 (pista premium) e R$ 120 (pista). Pontos de venda: Chilli Beans ou pelo site www.bilheteriadigital.com.br. Informações: 3425-3300. Não recomendado para menores de 16 anos.