Da Redação, com UnB Agência
cultura@jornaldebrasilia.com.br
Com apenas 21 anos, Victor Santana conhece os sabores e os desafios de se dedicar à arte no Brasil. Com várias horas diárias de estudo, o aluno do sétimo semestre do Departamento de Música da Universidade de Brasília pode se orgulhar, agora, por ser o primeiro violonista a vencer o concurso Jovens Músicos – Música no Museu, este ano em sua quinta edição. O jovem artista afirma que já sente o peso da responsabilidade: “Quando eu ganhei foi alívio. Mas, ao mesmo tempo, senti o peso por ter ficado em primeiro lugar. Mesmo assim é muito bom também. Quem decide assumir a responsabilidade colhe bons frutos dela”.
Reconhecimento
O violonista ressalta que participar do concurso já é uma grande motivação: “Tocar nesta série foi emocionante, pois é muito importante para um jovem músico”, argumenta. Segundo ele, a banca era diversificada, formada por nove jurados, sendo três americanos e os outros músicos renomados no Brasil, com carreiras internacionais consagradas, pianistas, regentes e compositores.
Sobre a repercussão da grande final, Victor lembrou ter ficado muito feliz com a reação das pessoas. “Tinha um público assistindo e depois que eu toquei as pessoas vieram falar comigo e dar os parabéns. No recital de premiação, toquei no Museu de Arte Moderna e senti como é grande a responsabilidade. Mas, ao mesmo tempo, fiquei gratificado e feliz pelo reconhecimento do trabalho porque é muito esforço, muita dedicação e são muitas horas de estudo até chegar aquele momento”, afirmou.
O concurso é o segundo maior do Brasil – o primeiro é o Pré-estréia, da TV Cultura, com transmissão pela emissora – e concede, além da premiação em dinheiro aos três primeiros colocados, uma bolsa de estudos na James Madison University (EUA).
Como parte da premiação, o violonista fará três recitais na temporada Música no Museu 2013, no Rio de Janeiro.
Saiba mais
Em março, o artista se apresentou em Salzburg, na Áustria, cidade onde Mozart nasceu.
Dezenove músicos foram selecionados para a fase semi-final do concurso e apenas 5 tocaram na grande final, no Rio de Janeiro.