Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
O Teatro Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi, recebe, neste final de semana, as peripécias de Murilo Couto e Fábio Porchat, que chegam à cidade para arrancar boas risadas do público de Taguatinga. Os dois se apresentam hoje e manhã, às 20h, pelo projeto Taguá Comedy Show. A programação segue até o próximo dia 20, com as presenças de Nany People e Marcos Veras, no próximo final de semana. Os quatro convidados apresentam seus solos de stand up, cada um em um dia, no mesmo palco.
Quem abre as cortinas, logo mais à noite, é o jovem Murilo Couto, mais conhecido por interpretar o Beto, na temporada de 2010 de Malhação (TV Globo). Ele era amigo do protagonista Bernardo, vivido por Fiuk. No espetáculo Eu, eu, Murilo, o ator compartilha com a plateia opiniões sobre os mais diversos temas. Televisão, relacionamentos e até sua mudança de vida ao sair de Belém para morar no Rio de Janeiro entram em cena.
No domingo, é a vez de Fábio Porchat apresentar Fora do Normal, com observações bem-humoradas sobre o cotidiano do comediante, como telemarketing, viagens ao exterior e tecnologia em banheiros. “Falo sobre atendimento ao consumidor, que é algo que me irrita bastante”, explica o ator. “Mas não é só de coisa chata”, garante. Porchat inclui no show comentários sobre suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, tanto a turismo quanto a trabalho. “Já fui ao Japão, por exemplo, para fazer um espetáculo como este. Falo, ainda, de minhas passagens pelo Marrocos, Egito, Londres, Foz do Iguaçu, Acre”, lista.
Formado em Artes Cênicas pela Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro, em 2005, o humorista faz stand up comedy desde 2007. Contratado da TV Globo, atualmente, está no ar aos domingos, no quadro Na Pior das Hipóteses, do Fantástico. “Como autor, escrevo para o Esquenta, programa da Regina Casé, que deve voltar à programação em dezembro, e para o Casseta & Planeta, que reestreia em abril de 2012”, antecipa ele.
Comédia fora do Plano
O projeto está na sua primeira edição, mas é coordenado por gente que entende do assunto, os produtores Luíza Gnone e Fernando Farias, responsáveis por eventos do gênero, como o Zeromeiaum – O Prefixo da Comédia, que acontecia no Garota Carioca (Asa Norte), e o Stand Up Iguatemi, quem tem como casa o Teatro Eva Hertz, da Livraria Cultura (Shopping Iguatemi Brasília, no Lago Norte).
“O público de Taguatinga é muito bom e carente desse tipo de evento”, fala a produtora, sobre a empreitada de levar, pela primeira vez, a programação para uma região administrativa fora do Plano Piloto. “Além do mais, Taguatinga é perto de Brasília e de outras cidades, o que faz com que pessoas desses lugares possam participar do evento”, acredita.
Segundo Fernando Farias, “a intenção é levar cultura para o máximo de lugares possíveis e tínhamos que escolher um para começar”. O objetivo dos produtores é atingir as plateias mais distintas com o que há de melhor no cenário humorístico brasileiro. “Pensamos em fazer outras edições e estamos sondando alguns comediantes”, diz.
Taguá Comedy Show – Com Murilo Couto, hoje, e Fábio Porchat, amanhã. Sempre às 20h, no Teatro Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi (QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte). Ingressos: R$ 50 (inteira). Informações: 3355-9500. Não recomendado para menores de 14 anos.