Após polêmica das declarações do ator Sylvester Stallone sobre o Brasil, é lançada no Twitter a campanha “Cala a Boca Sylvester Stallone”. A frase já está nos Trending Topics do microblog e é apoiada por brasileiros em todo o mundo. As mensagens postadas afirmam que o ator quer denegrir a imagem do país.
O ator Sylvester Stallone causou polêmica ao fazer ironias sobre o Brasil no lançamento de seu mais recente filme, Os Mercenários, na Comic-Con 2010. Stallone gravou no Rio de Janeiro, e uma de suas alfinetadas ao Brasil foi: “Você pode explodir o país e eles ainda dizem ‘obrigado'”. E acrescentou: “Obrigado, Obrigado e leve um macaco pra casa!”.
Ele criticou também o símbolo do B.O.P.E, afirmando que a caveira no uniforme dos policiais mostra o quão problemático o Brasil é e fez piada com a violência ao mencionar que precisou de mais de 70 seguranças para garantir a segurança de sua equipe no Rio.
Os Mercenários conta a história de um grupo que tem como missão combater um ditador na América Latina. Além de Sylvester Stallone, o elenco conta com Arnold Schwarzenegger. A atriz brasileira Gisele Itiê também participa do filme, que estreia dia 13 de agosto nos cinemas brasileiros.
Relembre outras polêmicas envolvendo a reputação do Brasil no exterior:
Em novembro do ano passado, durante uma entrevista a David Letterman, no programa Late Show, na TV norte-americana, o ator Robin Williams fez piada com o fato de o Brasil ter sido escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele afirmou que Chicago – sua cidade de origem que também estava concorrendo para ser sede das Olimpíadas – não poderia competir igualmente, já que enviou Oprah e Michelle Obama para as votações, enquanto o Brasil “mandou 50 strippers e meio quilo de pó”.
No episódio dos Simpsons O Feitiço da Lisa no Brasil, da 13ª temporada do desenho, Lisa passa a ajudar um órfão brasileiro chamado Ronaldo, e gasta muito dinheiro em ligações para ele. Então, os Simpsons decidem visitar o Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, e passam por diversas situações perigosas, como assalto e sequestro. O episódio mostra ainda animais como cobras e macacos andando no meio da rua, apresentadoras infantis com poucas roupas e danças que em nada se assemelham ao samba.