João Rodrigues
Especial para o Jornal de Brasília
A internet está recheada de vídeos engraçados feitos para a garotada que vive conectada na rede. Alguns fazem piadas com situações do cotidiano e outros, paródias musicais. A paródia é uma canção com o mesmo ritmo da original, mas com letras diferentes, adaptadas de uma maneira cômica.
Há três anos, os Castro Brothers (Marcos e Matheus) gerenciam o quadro Um Joystick, um Vilão (youtube.com/user/marcoscct). Lá, trocam a letra de músicas famosas por citações de games. A primeira “vítima” foi Aquarela, cuja paródia já conta com mais de 2,2 milhões de visualizações. “Antes das paródias, trabalhava com comédia stand-up e meu vlog tinha poucos meses de existência”, conta Marcos. O mais jovem dos irmãos toca violão e, como era gamer (termo usado para definir quem gosta de games) desde a infância, queria unir suas duas paixões.
Até que decidiu pedir ajuda ao irmão mais velho, Matheus. “Neste momento, ele (Marcos) estava tocando Aquarela, do Toquinho. Enquanto ele tocava, comecei a improvisar, falando de videogames no lugar da letra original. Em 15 minutos, terminamos de fazer aquela que viria a ser nossa primeira paródia”, relembra Matheus.
Rima por rima
A inspiração na hora de compor vem das memórias de vários anos jogando videogames. Algumas paródias são criadas a partir de uma rima como, por exemplo, Eu Vou Matar o Ryu (protagonista da famosa série de luta Street Fighter), que nasceu de Amor, I Love You, da cantora Marisa Monte. “Independentemente de como surge a ideia inicial, o resultado final geralmente é fruto de bastante trabalho, estrofe por estrofe, rima por rima”, detalha Matheus.
O último vídeo deles foi uma adaptação de Eu Vou Equalizar Você. Eu Vou Equalizar Sua Cara faz referência à cantora Pitty e ao jogo Mortal Kombat. Não por acaso. A roqueira baiana tem sido bastante criticada por sua dublagem no último game da franquia.
Boy band repaginada
Outra paródia bem-sucedida vem de um grupo que faz piadas com os g0ys – grupos de homens heterossexuais que se relacionam entre si. A banda fictícia Backstreet G0ys é o novo quadro do site de humor Hilarius.TV.
A música No Vestiário (youtube.com/watch?v=Qhog2jKiY0U) tem quase 55 mil visualizações no canal.
Para ajudar a compor os personagens da banda fictícia, eles copiaram o estilo do grupo inglês One Direction. “(A ideia) era tirar sarro das bandas que se dizem heterossexuais, mas que possuem manias de casais como um lavar a cueca do outro”, explica o diretorgeral do site, Lucas Martins.