Menu
Viva

Star Wars voltará às telonas nesta sexta-feira em terceira dimensão

Arquivo Geral

08/02/2012 7h49

 

Michel Toronaga e Guilherme Lobão
cultura@jornaldebrasilia.com.br

 

Quando a frase “há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…” apareceu pela primeira vez nos cinemas, há 35 anos, começava uma das mais importantes franquias cinematográficas. O sucesso voltará para as telonas nesta sexta-feira, com o relançamento, agora em 3D, de Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma.

 

Como não foi originalmente filmado em terceira dimensão, o trabalho de conversão foi feito pensando em todos os detalhes para transmitir as noções de tridimensionalidade. Um trabalho supervisionado pelo visionário diretor George Lucas, que encantou gerações do mundo todo com uma saga de aventura e ficção científica que se passa num universo elaborado.

 

Em Brasília, fãs comemoram a reestreia. O empresário Leonardo Miotti, 35 anos, por exemplo, tem uma coleção de livros e bonecos, além de todos os filmes em DVD, blu-ray e VHS. “Eu espero que me surpreenda porque até hoje não vi nenhum 3D que me agradasse”, critica ele, que foi convidado para a pré-estreia da superprodução usando a roupa de piloto do personagem Luke Skywalker.

 

O interesse pelos longas começou cedo. “Tinha uns 12 ou 13 anos quando vi Episódio V: O Império Contra-Ataca e, desde então, acompanhei os filmes e ficou marcado até hoje“, conta o fã, que considera o robô R2D2 seu personagem favorito da saga.

 

O universitário Pedro Rudá Rodrigues, 20, que aparece na foto abaixo como Darth Maul (à direita), um dos vilões do filme, também está na expectativa. Fã, ele tem a roupa do personagem há mais de um ano. “Usei pela primeira vez em uma festa à fantasia”, lembra ele, que demora cerca de duas horas para fazer a maquiagem vermelha e os chifres do personagem. Na foto para o Jornal de Brasília, ele aparece com o amigo Marcus Arnhold, que se vestiu como o grande vilão da saga, Darth Vader (à esquerda).

 

O  responsável por todas as roupas é o diretor de arte Hermes III, 40 anos. Desde 1999 ele cria uma série de figurinos dos filmes Star Wars, incluindo os uniformes dos cavaleiros jedi dos episódios 1, 2 e 3 até os elogiados modelos da Rainha Padmé Amidala (personagem de Natalie Portman). Hermes já produziu para diversos estados do Brasil e, também, tem encomendas para outros países. “Agora estou terminando a roupa do Dr. Destino, inimigo do Quarteto Fantástico“,  revela. O pedido foi feito por um fã da Inglaterra.

 

O artista está ansioso para ver o longa-metragem em 3D, embora não considere o episódio como o seu favorito da série. “O mais legal é o Episódio 4 – Uma Nova Esperança. Foi muito bem pensado, é como um conto de fadas. A história é a mesma coisa dos trovadores da Idade Média“, compara. “O filme trouxe uma classe nova de efeitos especiais e inaugurou a era dos blockbusters. Nem mesmo Tubarão foi assim”,  afirma, citando o longa-metragem de suspense de Steven Spielberg.

 

CRÍTICA

 

Episódio I – A Ameaça Fantasma causou confusão à legião de fãs da saga, quando de seu lançamento. Ao mesmo tempo em que George Lucas cumpria a profecia galática dos anos 1970, a transgredia, imprimindo doses de humor que beiram o ridículo (com as inconvenientes intervenções do abobalhado Jar Jar Binks) e investindo pesado no ainda imaturo universo do CGI (computação gráfica).

 

A expectativa do lançamento do Episóidio I para os fãs mais puritanos foi um tanto frustrada. O seu relançamento em 3D poderá ser ainda mais. O processo de conversão não permite um bom alcance do efeito de profundidade na tela. É tão sutil, que é possível acompanhar cenas inteiras sem óculos e sem qualquer perda. A não ser por parte das legendas. Elas saltam além tela. Façanha que o Episódio I não conseguiu em 1999 e muito menos em 2012.

 

SAIBA MAIS

 

Filmado em 1999, Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma conta com Liam Neeson, Ewan McGregor e Natalie Portman no elenco. O filme recebeu três indicações ao Oscar.

 

O longa-metragem é um prelúdio dos três filmes lançados anteriormente: Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-ataca (1980) O Retorno de Jedi (1983).

 

Depois de A Ameaça Fantasma, o cineasta George Lucas lançou as continuações que completam a primeira fase da saga: Star Wars – Episódio II – A Guerra dos Clones (2002) e Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith (2005).

 

A Fox, que distribui os filmes nos cinemas, pretende relançar em 3D nos cinemas todos os títulos da série, na ordem cronológica. A previsão é que seja um filme por ano.

 

O filme será lançado em cópias dubladas e legendadas. Classificação livre.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado