Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br
O Brasil perdia um grande artista no dia 11 de outubro de 1996. Nesta terça-feira (11), a data completa 15 anos, mas Renato Russo e sua música continuam presentes. As melodias da banda Legião Urbana permanecem nos ouvidos e o vocalista é (re)lembrado em uma série de homenagens.
Uma delas aconteceu no Rock in Rio deste ano, no Tributo a Legião Urbana. Conhecidas canções do grupo brasiliense foram interpretadas por artistas como Rogério Flausino (Jota Quest) e Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), além de Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, integrantes da formação original do conjunto.
“Nós recebemos homenagens sempre. Estamos abertos ao carinho e somos acessíveis para fãs e amigos. Isso é muito importante para a gente”, conta Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo. “Mais do que nunca estamos vivendo intensamente o Renato. Ele foi uma das pessoas que fizeram a cultura de Brasília”, comenta.
Giuliano toca violão, baixo e teclado e é produtor musical desde os 16 anos. Carregando o legado da arte nas veias, ele prepara agora o 1º Festival Mundano, que será realizado neste sábado e domingo, no Parque da Cidade. O evento trará os californianos do Bad Religion, além de outras atrações.
As homenagens a Renato continuam hoje, a partir das 21h, no Sesc da 504 Sul. O local receberá o espetáculo Força Sempre. O cantor Alex Sanderson, cuja voz se assemelha à de Renato, fará um show que dará origem a um DVD. Os ingressos custam R$ 20 (inteira).
A obra do artista também serve de inspiração no campo do cinema. Somos Tão Jovens, que deve estrear em 2012, fala sobre a adolescência do vocalista e compositor. Também está previsto para o ano que vem o lançamento de Faroeste Caboclo, dirigido por René Sampaio.
O longa-metragem, inspirado na música homônima do grupo, tem Isis Valverde e Fabrício Boliveira no elenco. A trajetória do artista também foi lembrada no premiado documentário Rock Brasília – Era de Ouro, de Vladimir Carvalho, que entrará em cartaz no próximo dia 21.
Na Televisão
A homenagem ao artista também poderá ser vista nas telinhas. A TV Brasil exibe diariamente, até sexta-feira, o Especial sobre Renato Russo, sempre às 18h. A jornalista Liliane Reis entrevistou Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, os dois parceiros de Renato na banda Legião Urbana.
Além dos instrumentistas, ela também conversou com o diretor Antônio Carlos Fontoura e com o coroteirista Luiz Fernando Borges. Eles conversaram sobre roteiro, pesquisas e como foi a produção do longa-metragem Somos Tão Jovens.
O papo com Fontoura foi no Jardim Botânico, no Rio.
Ele falou de como a família de Renato Russo foi parceira nas gravações e como conseguiu ganhar a confiança dos parentes para contar uma história tão pessoal. Outra presença importante no programa é o ator Bruce Gomlevsky, que diz como foi interpretar por quatro anos Renato Russo no teatro.
Saiba mais
Renato Manfredini Júnior nasceu no dia 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro. Por causa do trabalho do pai, ele morou nos Estados Unidos e depois em Brasília, onde formou a banda Aborto Elétrico.
Depois de uma fase sozinho, ele se juntou a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, formando a Legião Urbana.