
O texto alemão dos Irmãos Grimm, originalmente intitulado como Músicos de Bremen, passou a ser definitivamente brasileiro sob o nome de Os Saltimbancos, quando ganhou adaptações para o teatro letras de Chico Buarque, na década de 70.
Em resumo, quatro animais muito diferentes buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.
Na adaptação quase fiel de Néia Paz, o jumento, cansado de tanto trabalhar de graça, decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico. No caminho, encontra o cachorro, um animal desiludido com seu antigo dono. Sensibilizado pela história, o asno convida o companheiro para segui-lo em direção à cidade.
Pela mesma estrada, os recém amigos encontram uma galinha, foragida de um malvado amo. Rapidamente, ela se junta à dupla sonhadora.
Adiante deparam com uma gata que não suportava mais viver presa. Não foi difícil para a bichana comprar a ideia do grupo e aderir sem dificuldade, à causa.
Depois de muito caminhar, os quatro animais chegam à Pousada do Bom Barão, mas a aventura só começa quando juntos decidem enfrentar seus donos: “O animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana”.
Serviço
Os Saltimbancos
Cia Teatral Néia e Nando
Escola Parque 307/8 Sul
Sábados e Domingos até 16 de dezembro
Sempre às 17 horas
Ingressos à venda na bilheteria do teatro, meia hora antes de cada sessão
R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)
Livre para todos os públicos
Duração: 30 minutos
Capacidade: 450 lugares
Informações: 8199-2120 ou www.neiaenando.com.br