Menu
Viva

Rita Ribeiro canta amanhã em Brasília

Arquivo Geral

26/11/2010 16h49

“A música é um meio de comunicação capaz de agregar todas as raças e culturas.” É desta forma que a cantora Rita Ribeiro resume o seu trabalho, Tecnomacumba. Ela que retorna amanhã à Brasília, fará o show no Teatro Oi, de relançamento do CD inicialmente lançado em 2006, mas devido ao grande sucesso foi regravado ao vivo em 2009, no Vivo Rio, disponível também na versão DVD. No repertório estão músicas como Cavaleiro de Aruanda, Canto para Oxalá e Coisa da Antiga.

 

“As culturas africanas ficam bem evidentes no CD. A mitologia daquele povo tem a função de ressaltar a minha vontade de mostrar essa mistura cultural que é o Brasil.”, comenta Rita sobre seu novo trabalho. “A minha preocupação é mostrar aquela cultura sem tomar partido de algo.”, reitera. No show, ela usa figurino inspirado no tema e faz uma mistura de sons africanos e brasileiros através da participação da banda Cavaleiro de Aruanda e elementos eletrônicos para compor o espetáculo. Nesta apresentação ela cantará músicas inéditas como Mamãe Oxum, que não estão presentes no disco.

 

Figura recorrente em Brasília, a cantora esteve por aqui pela primeira vez para o lançamento do seu primeiro álbum, intitulado Rita Ribeiro. Desde então, vêm à cidade praticamente todos os anos, em shows que levam grande público. “Estou me sentindo no auge, no topo.”, comenta sobre retornar à Capital.

 

“Será a primeira vez que eu to levando o Tecnomacumba à Brasília.”, revela a cantora que veio à Brasília no ano passado para apresentar o show 100 anos de Carmen Miranda, em conjunto com Eduardo Dusek. “Tenho um público cativo em Brasília, e tenho a oportunidade de mostra meu novo trabalho a eles.”, acrescenta.

 

Sobre seu estilo musical, ela não se define como uma cantora exclusiva de músicas brasileiras, ou MPB. “Sou uma cantora aberta a todas as possibilidades. Sou contemporânea e faço música contemporânea. E ponto final.”, comenta.

 

Com 20 anos de carreira, a maranhense Rita Ribeiro despontou no cenário musical em 1996, ainda em São Luís. Mudou-se para São Paulo no ano seguinte e gravou seu primeiro CD. Daquele ano até a atualidade, ficou cada vez mais reconhecida como uma grande expoente da música brasileira, sendo indicada em 2001 ao Grammy Awards, na categoria de melhor álbum latino. Em 2005 foi a vez de ganhar o Prêmio Rival Petrobras de Música na categoria de melhor show. Em decorrência ao recente trabalho, Rita recebeu o prêmio de melhor cantora, na categoria canção popular no 21º Prêmio da Música Brasileira, no ano passado.

 

Rita RibeiroAmanhã, às 21h, no Teatro Oi Brasília (Setor de Hotéis Turísticos Norte, Trecho 1, ao lado do Palácio da Alvorada). Ingressos: R$ 50 (inteira). Informações: 3424-7169. Não recomendado para menores de 16 anos.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado