O entorno da Capital Federal também tem uma agenda movimentada nos finais de semana. De sexta a domingo, cinema, rock, axé, sertanejo e forró vão agitar as noites do entorno.
CINEMA EM SÃO SEBASTIÃO
A Mostra Brasil Candango percorre as o Distrito Federal para levar o cinema nacional às cidades que não possuem salas. Até o dia 20 de junho, São Sebastião recebe o cinema sobre duas rodas, com entrada franca e classificação livre.
Todas as exibições começam às 19h e acontecem no Conjunto 1 da Quadra 36, em frente à casa 24.
Nesta sexta-feira (18), serão exibidos um curta e um longa-metragem. A Onda, Festa na Pororoca, curta de Adriano Barroso, conta a história de uma festa que os bichos organizam no fundo do rio para esperar a passagem da Pororoca. Enquanto isso, na superfície, dois surfistas do sul tentam a aventura de “domar” a onda da pororoca.
O longa Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas, é um documentário poético baseado no poema homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim. Ele fala da recriação do universo mítico do nordestino, ao vivenciar a nova diáspora, no papel de candango, protagonizando o lado trágico da epopéia da construção da nova capital do Brasil.
No sábado, serão exibidos o curta-metragem 10 centavos e o longa A Oitava Cor do Arco-Íris. O curta é de Cesar Fernando de Oliveira. Ele Retrata um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.
Já A Oitava Cor do Arco-Íris, de Amauri Tangará. A história passa na pequena vila de Nossa Senhora da Guia, onde vive o menino Joãzinho, criado pela avó Dona Didinha, que o adotou depois que seu pai desapareceu num garimpo e sua mãe foi parar num bordel. Muito doente, Didinha sustenta o neto com a mísera aposentadoria que recebe. Quando Joãzinho flagra a avó rezando a Deus, pedindo para que Ele a leve logo pois não suporta as dores da saúde fragilizada por conta da idade, o menino resolve vender “Mocinha”, sua cabrita de estimação. Com o dinheiro arrecadado, Joãozinho pretende comprar os remédios da vó. Começa aí a jornada do pequeno protagonista, que percorre as vilas ao redor de sua moradia a fim de conseguir vender a cabrita.
No domingo, também serão exibidos um curta e um longa-metragem. O curta Mauro Shampoo, Jogador, Cabeleireiro e Homem, tem autoria de Leonardo Cunha, Paulo Henrique Fontenelle. O filme conta a história de Mauro Shampoo, cabeleireiro e ex-jogador de futebol, que ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club conhecido como o Pior Time de Futebol do Mundo.
O longa Garoto Cósmico, uma animação de Alê Abreu, fala de Cósmico (Aleph Naldi), Luna (Bianca Rayen) e Maninho (Mateus Duarte), que vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.
ROCK NO GAMA
No Espaço Cultural Bagagem, no Gama, vai acontecer o Festival Desdobra, o evento de lançamento do coletivo Volts, que visa promover a cultura na cidade. Na ocasião, haverá apresentações as bandas Biônicos (Samambaia), CasaCasta (Sobradinho), Enema Noise(Brasília) e Desdobradores do tempo no horizonte vertical (Gama). Para unir a cultura popular ao rock, acontecerá também uma apresentação de teatro de mamulengos.
O festival acontece a partir das 15h e tem entrada franca e classificação livre.
AXÉ E SERTANEJO EM SOBRADINHO
Nesta sexta-feira e sábado acontece o Festival de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Arte de Sobradinho. O evento acontece ao lado da Feira Permanente de Sobradinho e tem entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.
A partir das 19h, no sábado, o espaço recebe as bandas de axé Matrix e Mitiiê do Brasil e o cantor sertanejo Hermes Prada. No domingo, às 19h, as atrações do festival são as duplas sertanejas Enzo e Henrique, Roniel e Rafael e João Marcos e Thiago.
FORRÓ, AXÉ E SERTANEJO EM BRAZLÂNDIA
O projeto Canta Brasil – Encontro de Gerações promove nesta sexta-feira (18), às 21h, na rua do Lago, em Brazlândia, uma sequencia de shows de música sertaneja. A principal atração é a dupla Chico Rey e Paraná. Para abrir o espetáculo se apresentam o trio Os canarinhos e as duplas Zé Mulato e Cassiano e Durval e David.
Neste sábado e domingo, o Festival Brazlândia Som Brasil acontece na Praça do Lago, a partir das 20h, com entrada franca e classificação livre.
No sábado apresentam-se Collo de Mainha, Banda Obsessão, Banda Imagem, Rafael Torres & Gabriel. E no domingo, Boneco Doido, Mitiiê do Brasil, Forró Atraente e João Augusto & Christiano.