
Bons ventos pairam sob o celeiro literário brasiliense. Cinco autores da cidade foram finalistas na categoria de Melhores Livros em Língua Portuguesa no International Latino Book Awards 2013 (ILBA), prêmio norte-americano que celebra os avanços da literatura latina. Dois escritores da capital faturaram o primeiro lugar, e outros dois conquistaram a segunda posição.
O primeiro lugar da categoria Infanto-Juvenil em Português ficou com Daniel Spíndola Ribeirom, de apenas 22 anos, e seu livro O Sangue de Tua Tinta. O escrito reúne contos de suspense, drama, terror e comédia em 11 histórias.
Conquista
O maranhense Marcos Linhares, radicado em Brasília, conquistou a segunda colocação na categoria Melhor Livro de Não-ficção, com Não Existe Crime Perfeito, uma série de histórias sobre personagens reais e casos polêmicos de figuras públicas do alto escalão político. Ele confessa que pensou em não ir à premiação, mas acabou mudando de ideia. “Estou satisfeito em levar a língua portuguesa ao exterior”, orgulha-se.
A psicóloga Cleunice de Arruda Castro arrematou o primeiro lugar em Ficção, com o livro Surtei!. A publicação conta a história de uma mulher que decide abandonar tudo para viajar e se redescobrir. “Me vesti de personagem e contei sua história”, diz.
O escritor Judivan J. Vieira também foi premiado por seu romance O Gestor, o Político e o Ladrão.
Menção honrosa
A escritora Adriana Kortlandt levou para casa a menção honrosa na categoria Ficção, com o livro Almagesto-Contos Anímicos. “São 17 contos que falam da morte e do renascimento ao longo da vida, os ‘ciclos da vida’, descreve a autora, que há 30 anos anota seus sonhos. “Escrevo diários desde os 18 anos, sempre gostei de registrar minhas impressões”, pontua Adriana.
Encomendas especiais
Todos os livros foram publicados pela editora brasiliense Thesaurus que, graças à participação internacional, passou a receber – de bibliotecas norte-americanas – pedidos dos livros premiados em português. “Fico feliz dos escritores acreditarem em nossas apostas. Não poderia estar mais orgulhoso com o resultado. Oito bibliotecas norte-americanas já entraram em contato conosco, e mandamos um conjunto de livros”, comemora Tagore Alegria, diretor da editora Thesaurus.