Menu
Viva

Quinteto Fine Brass interpreta trilhas de filmes no Curso Internacional de Verão

Arquivo Geral

12/01/2012 7h09

Raquel Martins
raquel.martins@jornaldebrasilia.com.br

 

 

O Quinteto Fine Brass fará nesta quinta-feira (12) apresentação gratuita na sala Villa Lobos do Teatro Nacional, a partir das 19h. O espetáculo terá como convidado especial o trompetista Russell De Vusyt, que participou das gravações da trilha sonora da trilogia O Senhor dos Anéis.  Russell também é o 1º trompete da Orquestra Sinfônica de Montreal desde 1992. A apresentação faz parte do 34º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, com realização até o dia 21 deste mês.

 

O concerto Hollywood Brass será uma apresentação diferenciada do que o quinteto está acostumado a fazer. “Iremos tocar apenas trilhas sonoras de filmes”, conta Rodrigo Gontijo, trompetista desde 2007 do Fine Brass. “O objetivo é popularizar e quebrar o conservadorismo dos concertos.”

 

Rodrigo participa do curso de verão há 14 anos, sendo dez como aluno e quatro como professor. “Nessa edição o nível está altíssimo. Segue padrões de grandes festivais”, afirma.  Gontijo credita grande parte do sucesso do curso ao fato de os próprios mestres terem escolhido os professores internacionais que participam desse projeto. “É um brinde à democracia. Os alunos estão muito satisfeitos em ver de perto alguns ídolos”, comemora o músico.

 

Indiana Jones

 

Fazem parte do repertório trilhas conhecidas do público como as dos filmes: James Bond, Super-Homem, Indiana Jones e Rock – O Lutador. “Todo mundo tem uma trilha sonora marcante de algum filme que tenha lhe causado emoção”, diz Rodrigo.

 

O Fine Brass também fez o concerto de abertura do curso de verão que aconteceu no último dia 4, e ainda fará mais dois concertos durante o festival. O músico  diz que a música clássica ainda é muito elitista. “Cabe aos grupos se aproximarem do grande público e não o contrário”, defende. “Temos que fazer com que as pessoas se identifiquem e esse espetáculo poderá chegar até eles.” Todos os integrantes do quinteto participam direta ou indiretamente do curso de verão. “Fazemos, muitas vezes, jornada tripla. Mas é gratificante ver o resultado positivo desse trabalho”, garante Rodrigo. O músico pretende continuar participando das edições futuras, e trabalhar ainda mais para que o êxito se repita nos próximos anos. Um bom exemplo.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado