Inserido nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Teatro Oi Brasília (Complexo Golden Tulip Brasília Alvorada, SHTN Trecho 1, vizinho ao Palácio da Alvorada), em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o patrocínio do Instituto Camões, recebe o Quarteto Lopes-Graça – um dos mais proeminentes grupos de câmara portugueses da atualidade – para concerto único em Brasília no dia 22 de janeiro de 2013 (terça-feira), às 20h. Os ingressos, nos valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), estão à venda na bilheteria do Teatro Oi Brasília (de terça a sábado, das 13h às 19h – mais informações: 3424-7121) ou pelo sitewww.teatrooibrasilia.com.br.
Formado por Luis Pacheco Cunha (violino), Anne Victorino D´Almeida (violino), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo), o quarteto apresentará repertório constituído por obras de compositores portugueses dos séculos XX e XXI, tais como Anne Victorino de Almeida(Quarteto da Serra d’Arga), Fernando Lopes-Graça (Suite Rústica nº 2), Silvestre Revueltas (Musica de Feria) e Dimitri Schostakovich (Quarteto nº 4). Antecedendo o concerto, às 19h, será realizado um pequeno encontro com o público, em que se discutirão tendências da criação musical nos dois países.

Quarteto Lopes-Graça
Formado em 2005 no âmbito da Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), o Quarteto Lopes-Graça – Luis Pacheco Cunha (violino),Anne Victorino D´Almeida (violino), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo) – é constituído por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas com o objetivo de dotar o Conservatório de um grupo de referência na área das cordas. Desde então, tornou-se uma referência na área, tendo atuado nas mais importantes salas e eventos musicais de Portugal: Festa da Música e Dias da Música do Centro Cultural de Belém (2005, 2006, 2008, 2009 e 2011), Casa da Música (Porto), Grande Auditório da Culturgeste, Teatro de São Luíz, Teatro da Trindade, Teatro D. Maria II, Festival de Música de Paços de Brandão, Centro de Artes de Belgais, Encontros de Música do Alentejo (2009),Eborae Música (Évora), entre outros projetos e espaços culturais.
Com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, realizou concertos em vários pontos do país, com destaque para o recente Festival Criasons(2010/2011), evento dedicado à composição portuguesa contemporânea. Aliás, a divulgação da nova música do país é o que tem inspirado a ação do Quarteto nos últimos anos. Em maio de 2009, o grupo lançou o primeiro CD, Música Portuguesa para um Quarteto, com obras de FernandoLopes-Graça e António Victorino d’Almeida. Em 2011, participou da coletânea do Festival Criasons ao lado de outros grupos, o Opus Ensemble e o Duo Contracello.