
Quarteto de Cinco
O que poderia ser inicialmente considerado um desafio à logica matemática, torna-se, ao som dos primeiros acordes, o mais puro exemplo do que é o rock baiano. Tendo como principal referência a miscigenação musical, inerente da Bahia, a banda Quarteto de Cinco foi criada pela união de cinco músicos que acreditam em possibilidades sonoras e que estão dispostos a ousar na mistura de ritmos, sem deixar de produzir algo autêntico.
A sonoridade atrai o público pela energia de um rock identitário, com arranjos bem trabalhados, possibilitando que seja mostrado todo o entrosamento e criatividade da banda. Aliado a uma presença de palco que torna o show atraente para os mais diversos públicos, o repertório, basicamente autoral, contém músicas animadas e de muita energia.
A banda ainda foi uma das atrações do Festival de Primavera de Morro de São Paulo/BA no mês de setembro, onde dividiu o palco com artistas como Vanessa da Mata, Capital Inicial e Monique Kessous. Além disso, a banda também participou da coletânea “A Cara e o Coração”, de Guilherme Arantes, junto a outras bandas do cenário independente de Salvador.
Em setembro de 2011, a banda Quarteto de Cinco sagrou-se vitoriosa, por unanimidade, do festival Yamaha Brazilian Beat, competição nacional de bandas independentes. A final do festival ocorreu na cidade de São Paulo e contou, entre os jurados, com Frejat, Derico (Programa do Jô) e Tico Santa Cruz (Detonautas), entre outros. Com a vitória, a banda baiana representou o Brasil no Asian Beat, festival mundial de bandas independentes, que ocorreu em novembro na cidade de Seul, Coreia do Sul.
O conjunto, integrado por João Victor (Voz), Silvio de Carvalho (Guitarra), Beto Calasans (Guitarra) e Coelho (Baixo), depois de quatro anos de seu primeiro lançamento, apresenta “Recompensa”, novo EP gravado e mixado na produtora Coaxo do Sapo.
Plus Ultra
A Plus Ultra iniciou carreira em 2009, com a proposta de criar música autoral. A banda, cujas influências variam num espectro largo de rock, também absorve o som psicodélico e música brasileira. Contudo, é geralmente tabelada pelo estilo progressivo.
Com poucos anos na ativa, a banda já havia participado de eventos significativos com bandas como Porcas Borboletas (MG); Big Joe Manfra (RJ) e Serguei (RJ), durante a segunda edição do festival Rock’n’Letras, ocorrido em Goiânia em 2010.
Na primeira Demo da banda, intitulada “Música para Camaleões”, é possível confirmar o valor vindo da busca incessante pelo inusitado e dos ensaios dionisíacos em garagem. No segundo semestre deste ano, a Plus Ultra deve entrar em estúdio para as gravações do primeiro álbum.
A banda é formada por Devin (Voz), Luiz Paulo (Baixo), Anderson Vilanova (Guitarra) e Lucas Pacífico (Bateria).