Menu
Viva

Projeto musical traz para Brasília shows de artistas latino-americanos

Arquivo Geral

01/07/2011 8h43

Um encontro entre a América do Sul e o Brasil. É isso o que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe durante todo este mês, pelo Projeto Soy Loco Por Ti America, que traz a Brasília quatro diferentes shows de artistas latino-americanos. O evento, que começa nesta sexta, promove encontros inéditos entre músicos de outros países da América do Sul e brasileiros, com direção artística do cantor e compositor Paulinho Moska, que em 2007 trouxe à cidade – de maneira bem-sucedida – o projeto Mercosul Musical.

Na opinião do idealizador, que também fará o papel de mestre de cerimônias, a ideia de se fazer um projeto que reunisse artistas dos países da América do Sul e brasileiros surgiu logo após o término do Mercosul Musical. Segundo ele, milongas, tangos, salsas, cumbias e boleros evoluíram e se reinventaram na união com batidas eletrônicas. Assim, a canção latino-americana absorveu muito da MPB, mas dialoga com o rock, de forma inovadora.

“Com a minha parceria com o Jorge Drexler, fiz alguns shows na Argentina, Chile, Uruguai e Espanha. Chegamos a ter um público de quatro mil pessoas por show e, com isso, fiquei mais conhecido”, lembra. “Nessas minhas idas a esses países fui conhecendo o trabalho de outros artistas”, acrescenta.


Roteiro

A cada apresentação um artista ou grupo estrangeiro e um artista nacional irão dividir o show. Haverá interação entre os músicos, que participam nos shows uns dos outros. Em comum entre eles, o constante diálogo entre o contemporâneo e o regional, com sotaque da modernidade. Para Moska, o Soy Loco por Ti America busca suprir uma lacuna existente hoje. Mesmo com o mundo mais integrado e de fronteiras cada vez mais tênues, pouco sabemos dos nossos vizinhos continentais.

“Nosso primeiro projeto deu muito certo e quatro anos depois estamos fazendo este, que é algo verdadeiro e original. O Brasil sempre olhou mais para os Estados Unidos e Europa. Nosso país é muito grande e autossuficiente, mas a América Latina se comunica inteira pela língua”, considera ela.

Experiência

Segundo Moska, não se pode ignorar o que é produzido na América do Sul: “Esse projeto também veio para afirmar um pouco da minha experiência nesses países em que estive e, também, pelo encanto que sinto por cada trabalho dos artistas convidados”, destaca.

Para abrir a programação esta noite, os roqueiros do grupo colombiano Aterciopelados (aveludados, em português) e Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu, sobem ao palco do teatro do CCBB Brasília, de hoje a domingo.

No fim de semana seguinte, de 8 a 10 de julho, é a vez da apresentação conjunta do cantor uruguaio Fernando Cabrera com Pedro Luís.  O argentino Lisandro Aristimuño e o brasileiro Marcelo Jeneci cantam de 15 a 17, e, para finalizar, Francisca Valenzuela ­ cantora chilena de pop rock – divide o palco com Ana Canãs, de 22 a 24 de julho.

Soy Loco Por Ti America – A partir desta sexta até 24 de julho, no Teatro I do CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, conjunto 22), às 21h. Ingressos: R$ 15 (inteira). Bilheteria: de terça a domingo, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone 3108-7600. Classificação indicativa livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado